Gestão de Processos e da Qualidade
Gestão de Processos é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, medir, monitorar e controlar os processos de trabalho da organização, alinhados aos objetivos estratégicos, por meio do mapeamento, tornando-os mais eficientes e eficazes, cujo resultado é gerar maior valor público para a instituição.
Processo de trabalho é qualquer atividade que receba uma entrada (insumos), agregue valor a essa entrada e gere uma saída (produto ou serviço) para um cliente interno ou externo.
Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo identificar as informações, o fluxo, as partes envolvidas, capacidades, competências e recursos envolvidos num processo de trabalho. Todo mapeamento de processo deve ser feito com vistas na otimização dos fluxos de trabalho, sempre em busca de atender, com efetividade, as diversas demandas da sociedade.
Com isso, a gestão de processos tem servido de ferramenta, nas instituições públicas e privadas, para eliminar falhas, extinguir atividades que não agregam valor a serviços/produtos e estabelecer o foco no cliente.
CADEIA DE VALOR
É um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue nas mãos do cliente final.
O objetivo deste modelo é identificar, por meio de um fluxograma, os principais processos dentro de uma organização, compostos de macroprocessos primários e de apoio, que são conjuntos de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais unidades para realização de objetivos e metas do órgão, caracterizando uma arquitetura que possibilite o alinhamento entre a estratégia e as atividades efetivamente realizadas.
A Arquitetura de Processos da Justiça Eleitoral da Bahia classifica seus macroprocessos em:
GOVERNANÇA – relacionados aos mecanismos de Liderança, Estratégia e Controle com o intuito de direcionar, monitorar e avaliar a atuação da gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;
FINALÍSTICOS – essenciais à existência da organização, recebem apoio de processos internos e estão diretamente relacionados ao objetivo maior do órgão, gerando um produto ou serviço para o cliente externo; e
DE APOIO – imprescindíveis para a gestão efetiva da organização, viabilizando o funcionamento coordenado e integrado dos vários subsistemas. Administra recursos e gera resultados imperceptíveis para o usuário final (cliente interno).
A cadeia de valor do TRE-BA está representada da seguinte forma: cadeia de valor (formato PDF).
Disponibilizamos nesta área a legislação referente a gestão de processos e da qualidade.