
Tribunal Regional Eleitoral - BA
Secretaria Judiciária
Assessoria de Gestão de Jurisprudência
PORTARIA Nº 132, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2025
Revisa a Portaria n.° 462, de 28 de setembro de 2021, que regulamenta a gestão de conteúdos no sítio da internet do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais estabelecidas no art. 8º da Resolução Administrativa TRE/BA nº 1/2017,
RESOLVE:
Art. 1º A Portaria n.° 462, de 28 de setembro de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 2º ...............................................................................................
I - conteúdo: textos, imagens, elementos visuais, ferramentas, formulários, arquivos, vídeos e áudios, entre outros, como elementos de publicação web;
......................................................................................................
III - unidade gestora de conteúdo: unidade do Tribunal, comitê ou comissão responsável por produzir, editar, revisar, aprovar e divulgar os conteúdos sob sua responsabilidade no Portal;
....................................................................................................
V - gestor de conteúdo: gestor da unidade responsável pela supervisão dos conteúdos e das atividades relativas ao Portal;
VI - portal do TRE-BA: conteúdos web mantidos pela Justiça Eleitoral no domínio "tre-ba.jus.br" e "tre-ba.gov.br";
...................................................................................................
VIII - gerenciador de conteúdos: sistema que permite o gerenciamento dos conteúdos nos sítios, mediante sua criação, publicação e manutenção, realizada por usuários com conhecimentos necessários para sua utilização (editor de conteúdo);
..................................................................................................
X - dados abertos: dados acessíveis ao público, representado em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta e gratuita, que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, obrigando-se a creditar a autoria ou a fonte;
XI - metadados: informações que descrevem características de determinado dado ou conteúdo, explicando-o em certo contexto de uso." (NR)
"Art. 3º A publicação das informações no Portal é realizada de forma descentralizada pelas unidades gestoras responsáveis.
§1º As unidades gestoras responsáveis por conteúdos definidos em legislação específica ou em recomendações de órgãos de controle interno ou externo estão estabelecidas no Anexo único desta Portaria.
§1º-A O conjunto mínimo de informações que deve ser disponibilizado no Portal da Transparência é o contido no Anexo Único desta Portaria.
....................................................................................................." (NR)
"Art. 3º-A Para cada informação do Portal da Transparência devem ser disponibilizadas para acesso ao público:
I - a descrição da informação;
II - a unidade responsável pela informação, com telefone e e-mail de contato;
III - a data da última atualização;
IV - a periodicidade de atualização; e
VI - os formatos de arquivos disponíveis." (NR)
"Art. 4º Caberá às unidades gestoras de conteúdo:
I - produzir, publicar e manter atualizado conteúdo sob sua responsabilidade, observando Manual de Acessibilidade Digital;
....................................................................................................
IV - categorizar os conteúdos, ou seja, atribuir-lhes características informações / funcionalidade disponibilizada pelo gerenciador de conteúdo, e obrigatória, com vistas a conferir melhor visibilidade, maior efetividade nas buscas e facilidade de localização das informações;
V - manter atualizadas as publicações sob sua responsabilidade, fazendo constar data e/ou período de referência de cada conteúdo publicado observando os prazos dos normativos de regência;
.................................................................................................
VIII - publicar também em formato aberto as informações sob sua responsabilidade, elencadas no art. 8º da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011;
IX - fazer constar denominação, telefone e correio eletrônico institucional na parte inferior das áreas de conteúdo sob sua responsabilidade, para contato;
X - fazer constar, nos documentos produzidos pelo Regional, cabeçalho com Brasão da República ou logomarca da Justiça Eleitoral ou identificação do Tribunal e, se for o caso, da unidade." (NR)
"Art. 5º ..........................................................................................
....................................................................................................
VI - realizar a gestão dos metadados, definindo padrões para apresentação da informação, a fim de possibilitar a disponibilização dos dados estruturados que descrevam e permitam localizar, gerenciar, controlar e preservar as informações ao longo do tempo". (NR)
"Art. 6º ..................................................................................................
Parágrafo único. Na impossibilidade de atendimento ao quanto disposto no caput, podem ser publicados arquivos de textos e planilhas nos formatos eletrônicos pdf pesquisável e/ou zip, exceto os conteúdos exigidos em formato aberto pelos normativos vigentes." (NR)
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Salvador, 25 de fevereiro de 2025.
Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
ANEXO ÚNICO
(a que se refere o §2º do art. 3º da Portaria n.° 462, de 28 de setembro de 2021, com redação
dada pela Portaria n.º 132 de 25 de fevereiro de 2025).
Tema |
Conteúdo |
Unidade(s) Gestora(s) de Conteúdo |
1 - Gestão |
Finalidades e objetivos institucionais |
SPL |
2 - Gestão |
Planejamento Estratégico Institucional, objetivos estratégicos, metas, indicadores de desempenho |
SPL |
3 - Gestão |
Resultados alcançados pelo Órgão |
SPL |
4 - Gestão |
Competências e responsabilidades do Órgão |
SJU/ASJURIS |
5 - Gestão |
Estrutura organizacional, demonstrada de forma textual ou gráfica, com a apresentação clara da relação hierárquica entre as unidades |
SGPRE/ASCOM |
6 - Gestão |
Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras desenvolvidas |
SPL – EJE - SGS - STI |
7 - Gestão |
Levantamentos estatísticos sobre a atuação do Órgão, conforme glossário e indicadores da Resolução CNJ n.º 76/2009 |
SPL – SCR – SJU |
8 - Gestão |
Atos normativos expedidos |
SJU/ASJURIS |
9 - Gestão |
Acompanhamento de procedimentos e processos administrativos instaurados que não se enquadrem nas hipóteses de sigilo |
Comissão Permanente Gestora do SEI |
10 - Gestão |
Avaliação da satisfação das partes interessadas com as informações disponibilizadas na internet |
SGPRE/ASCOM – SPL – OUVIDORIA - SGPRE/ASSZE |
11 - Gestão |
Valor público (produtos e resultados) e a capacidade de continuidade em exercícios futuros |
SPL |
12 - Gestão |
Principais ações de supervisão, controle e correição |
SCR - SPR/ASSAD |
13 - Audiências e Sessões |
Audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de participação popular |
SGPRE – SPL – SGA |
14 - Audiências e Sessões |
Calendário das sessões colegiadas |
SJU |
15 - Audiências e Sessões |
Transmissão ao vivo das sessões dos Órgãos colegiados do tribunal ou conselho |
SGPRE/ASCOM |
16 - Audiências e Sessões |
Disponibilização em vídeo das sessões plenárias |
SGPRE/ASCOM |
17 - Audiências e Sessões |
Divulgação das presenças dos (as) Magistrados (as) em Sessões Plenárias |
SJU |
18 - Audiências e Sessões |
Pauta das reuniões de Comissões permanentes e de Comitês e respectivos resultados e atas |
Presidentes de Comitês e de Comissões Permanentes |
19 - Audiências e Sessões |
Pautas de julgamentos |
SJU |
20 - Audiências e Sessões |
Atas das sessões do Plenário |
SJU |
21 - Ouvidoria |
Disponibilização e divulgação de serviço que permita registro de denúncias, reclamações e outros tipos de manifestações |
OUVIDORIA |
22 - Ouvidoria |
Disponibilização de serviço que permita acompanhamento de denúncias, reclamações e outros tipos de manifestação |
OUVIDORIA |
23 - Ouvidoria |
Disponibilização e divulgação da possibilidade da avaliação do serviço prestado pela Ouvidoria |
OUVIDORIA |
24 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Endereços (físicos e eletrônicos), horário de atendimento ao público e telefones das unidades |
SGPRE/ASSZE – OUVIDORIA |
25 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Rol das informações que tenham sido desclassificadas nos últimos 12 meses |
SGPRE |
26 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura |
SGPRE |
27 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Disponibilização do campo "Serviço de Informações ao (à) Cidadão (ã)" na página inicial do TRE-BA |
OUVIDORIA - COMINT |
28 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Respostas a Perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ) |
SGPRE/ASSZE - OUVIDORIA - SGPRE/ASCOM – SCR |
29 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Carta de Serviço ao (à) Cidadão (ã) |
SGPRE/ASSZE – OUVIDORIA |
30 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao (à) Cidadão(ã) (SIC) a que o(a) cidadão(ã) possa entregar pessoalmente o pedido de acesso a informações |
OUVIDORIA |
31 - Serviço de Informações ao Cidadão - SIC |
Indicação do órgão ou unidade orgânica responsável pelo SIC |
OUVIDORIA |
32 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Indicação de endereço de localização do SIC, telefone(s) de atendimento e horários de funcionamento |
OUVIDORIA |
33 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao (à) Cidadão (ã) (SIC) no qual o (a) cidadão (ã) possa enviar pedidos de informação de forma eletrônica (e-SIC) |
OUVIDORIA |
34 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Indicação da possibilidade de acompanhamento eletrônico e remoto, de forma automatizada, do Pedido de acesso à informação |
OUVIDORIA |
35 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Relatório estatístico anual com a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os (as) solicitantes |
OUVIDORIA |
36 - Serviço de Informações ao Cidadão – SIC |
Informação da possibilidade de interposição de recurso contra o indeferimento de pedido de acesso à informação ou às razões da negativa do acesso, com indicação de prazo, condições para interposição e autoridade competente para sua apreciação |
OUVIDORIA |
37 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Disponibilização de área para pesquisa de conteúdo que permita o acesso a informação de interesse coletivo ou geral |
COMINT |
38 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Disponibilização de relatórios em diversos formatos eletrônicos, preferencialmente abertos, e não proprietários |
COMINT - Todas as unidades gestoras de conteúdos |
39 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Disponibilização de Painel visual de Informações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, que permita ao usuário filtrar, consultar e extrair dados públicos |
STI |
40 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Acesso automatizado por sistemas externos (ex: webservices ou api's) em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina |
COMINT - STI |
41 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Divulgação de metadados e/ou dicionário de dados utilizados para a estruturação da informação |
Todas as unidades gestoras de conteúdos |
42 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) |
STI |
43 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Plano de Contratações de TIC - PLANCONT TIC |
STI |
44 - Tecnologia da Informação e Comunicação |
Controle de qualidade das informações prestadas (confiabilidade, integridade, tempestividade, atualização) |
SGPRE/ASCOM – OUVIDORIA – SPL - Todas as unidades gestoras de conteúdos |
45 - Gestão Orçamentária |
Plano Orçamentário de TIC |
SOF |
46 - Gestão Orçamentária |
Anexo I da Resolução CNJ n.º 102/2009 |
SOF |
47 - Gestão Orçamentária |
Anexo II da Resolução CNJ n.º 102/2009 |
SOF |
48 - Gestão Orçamentária |
Registro de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros |
SOF |
49 - Gestão Orçamentária |
Relatório de Gestão Fiscal |
SOF |
50 - Gestão Orçamentária |
Relação de contratados, com respectivos valores pagos nos últimos três anos, exceto os sigilosos, nos termos da lei |
SOF |
51 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos instrumentos de cooperação (convênios, termos de cooperação, de compromisso, protocolo de intenções, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos congêneres) vigentes, exceto os sigilosos, nos termos da legislação |
SGA |
52 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Documento de oficialização da demanda (DOD) |
SGA |
53 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos 'Estudos Técnicos Preliminares da Contratação', desde que não tenham sido considerados sigilosos |
SGA |
54 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra do Mapa Comparativo de Preços, documento que contém a informação conclusiva sobre o valor estimado da Licitação, Dispensa de Licitação ou Inexigibilidade de Licitação, desde que não tenha sido considerado sigiloso |
SGA |
55 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos editais de licitação com os respectivos anexos (o anexo do edital inclui projeto básico ou termo de referência, minuta da ata de registro de preços, quando for o caso, e minuta de contrato) |
SGA |
56 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos pedidos de esclarecimento apresentados entre a publicação do edital e a abertura da sessão pública e respectivas respostas |
SGA |
57 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra das impugnações apresentadas entre a publicação do edital e a abertura da sessão pública e respectivas respostas |
SGA |
58 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Nome do (a) vencedor (a) da licitação |
SGA |
59 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos contratos firmados |
SGA |
60 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos instrumentos que substituem o contrato |
SGA |
61 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos Termos Aditivos assinados |
SGA |
62 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra do Projeto Básico, Termo de referência e documento similar, desde que não tenha sido considerado sigiloso |
SGA |
63 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra da autorização da dispensa ou inexigibilidade de licitação, desde que não tenha sido considerado sigilosa |
SGA |
64 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos contratos firmados em decorrência da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação |
SGA |
65 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos Termos Aditivos dos contratos resultantes da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação |
SGA |
66 - Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Plano de Contratações - PLANCONT |
SGA |
67 - Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória |
SGP |
68 - Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória |
SGP |
69 - Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória |
SPR/NJE |
70 - Gestão de Pessoas |
Anexo V - Alínea "a" e "b" da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SPR - SGP |
71 - Gestão de Pessoas |
Anexo VI da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
72 - Gestão de Pessoas |
Anexo VII da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
73 - Gestão de Pessoas |
Tabela de Lotação de Pessoal (TLP), na qual constem todas as unidades administrativas e judiciárias, com identificação nominal dos (as) servidores (as), cargos efetivos, cargos em comissão e funções ocupadas |
SGP |
74 - Gestão de Pessoas |
Relação de membros e servidores (as) que se encontram afastados para o exercício de funções em outros órgãos da Administração Pública |
SPR - SGP |
75 - Gestão de Pessoas |
Remuneração e proventos de membros e servidores (as) ativos (as), inativos (as), pensionistas e colaboradores (as) do órgão, incluindo-se as indenizações e outros valores pagos a qualquer título |
SGP |
76 - Gestão de Pessoas |
Diárias e passagens concedidas por nome e cargo do (a) favorecido (a) e constando data, destino, o motivo da viagem e o valor das diárias pagas e bilhetes emitidos |
SGP - SGS |
77 - Gestão de Pessoas |
Nome dos (as) servidores (as) que atuam no regime de teletrabalho |
SGP |
78 - Gestão de Pessoas |
Publicação da agenda dos compromissos públicos dos membros da alta administração e do conselho ou colegiado superior |
Presidência, Gabinetes dos (as) Desembargadores (as) Eleitorais, SGPRE, DG, SPR, SPL, SGA, SGS, SGP, SOF, SCR, SJU, STI e SAU |
79 - Gestão de Pessoas |
Informações referentes aos (às) magistrados (as) que compõem o Tribunal, inclusive telefones e endereço eletrônico |
SPR |
80 - Gestão de Pessoas |
Divulgação da relação dos (as) profissionais (as) ou órgãos cadastrados no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos |
SJU – SCR |
81 - Auditoria e Prestação de Contas |
Prestações de contas ou relatório de gestão do ano anterior |
SPL |
82 - Auditoria e Prestação de Contas |
Relatório Anual das Atividades Exercidas |
SAU |
83 - Auditoria e Prestação de Contas |
Certificado de Auditoria contendo o Parecer do Órgão de Controle Interno |
SAU |
84 - Auditoria e Prestação de Contas |
Publicação da decisão quanto à regularidade das contas proferida pelo Órgão de Controle Externo |
SAU |
85 - Auditoria e Prestação de Contas |
Plano Anual de Auditoria (PAA) |
SAU |
86 - Auditoria e Prestação de Contas |
Plano Anual de Capacitação de Auditoria (PAC-Aud) |
SAU |
87 - Auditoria e Prestação de Contas |
Relatórios e informes de fiscalização oriundos do sistema de controle interno e do controle externo, bem como resultados de apurações realizadas pelo TCU em processos de representação relativa ao exercício financeiro e respectivas providências adotadas |
SGPRE – SAU |
88 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Utilização de intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas |
SGPRE/ASCOM - SPR/ASSINC - EJE - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
89 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização de legenda em manifestações públicas |
SGPRE/ASCOM - SPR/ASSINC - EJE - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
90 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização de audiodescrição em manifestações públicas |
SGPRE/ASCOM - SPR/ASSINC - EJE - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
91 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Plano de Logística Sustentável |
SPR/ASSINC |
92 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Planos de ação do PLS |
SPR/ASSINC |
93 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Relatórios anuais de desempenho do PLS |
SPR/ASSINC |
94 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização da composição e do contato da Comissão Gestora do PLS |
SPR/ASSINC |
95 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, em atendimento ao estabelecido pela Resolução CNJ n. 215/2015 (Art. 6º,§4º, VIII) e em aderência ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) |
COMINT - SPR/ASSINC - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
96 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização do planejamento das ações de acessibilidade |
SPR/ASSINC - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
97 - Sustentabilidade e acessibilidade |
Publicação do relatório anual de ações de acessibilidade |
SPR/ASSINC - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão |
Este texto não substitui o publicado no DJE/TRE-BA, nº 45, de 11/03/2025, p. 9 a 18.