Tribunal Regional Eleitoral - BA
Secretaria Judiciária
Assessoria de Gestão de Jurisprudência
PORTARIA Nº 367, DE 13 DE OUTUBRO DE 2020
Regulamenta a gestão de conteúdos no sítio da internet do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais estabelecidas no art. 8º da Resolução Administrativa TRE/BA nº 1/2017 ,
CONSIDERANDO o quanto estabelecido no art. 8º da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011 , que regulamenta o acesso a informações no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
CONSIDERANDO a Resolução CNJ n.º 215/2015 , alterada pelas Resoluções CNJ n.ºs 260/18, 265/18 e 273/18 , que dispõe, no âmbito do Poder Judiciário, sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei nº 12.527/2011;
CONSIDERANDO as determinações do Tribunal de Contas da União, constantes do Acórdão-TCU- Plenário n.º 588/2018;
CONSIDERANDO que o Portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia é instrumento essencial para garantir a divulgação de informações de interesse coletivo ou geral sob responsabilidade deste Órgão, de forma clara, acessível, segura, transparente e atualizada;
CONSIDERANDO a necessidade institucional de contínuo aprimoramento da comunicação com o público interno e externo do Tribunal;
CONSIDERANDO, por fim, a necessidade de descentralizar e disciplinar a gestão do conteúdo do Portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia mediante o estabelecimento de práticas e responsabilidades pela manutenção e atualização das páginas da internet e intranet,
RESOLVE:
Art. 1º A gestão de conteúdos no sítio da internet do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia passa a ser regulamentada por esta Portaria.
Parágrafo único. O Portal estrutura-se em páginas estáticas e dinâmicas com informações relativas a serviços disponibilizados pelo TRE-BA, tendo como diretriz principal o atendimento dos interesses e necessidades da sociedade.
Art. 2º Para os fins desta Portaria, considera-se:
I - conteúdo: textos, imagens, vídeos e áudios, entre outros, como elementos de publicação web; II - área de conteúdo: espaço destinado à publicação nas páginas web do Tribunal;
III - unidade editora de conteúdo: unidade do Tribunal, comitê ou comissão responsável por produzir, editar e divulgar os conteúdos sob sua responsabilidade no Portal;
IV - editor de conteúdo: servidor da unidade gestora responsável pela produção, edição e publicação, mediante autorização do Gestor de Conteúdo, no Portal;
V - gestor de conteúdo: magistrado ou servidor responsável pela supervisão, no âmbito da Unidade Editora, dos conteúdos e das atividades relativas ao Portal;
VI - portal do TRE-BA: conteúdos web mantidos pelo Tribunal nos domínios "tre-ba.jus.br" e "tre-ba. gov.br";
VII - Comitê Gestor da Internet e Intranet (COMINT): comitê designado no âmbito deste Tribunal, responsável pela gestão do sítio do TRE-BA na internet, dentre outras atribuições conferidas mediante ato normativo específico;
VIII - sistema de gestão de conteúdos: ferramenta que permite o gerenciamento dos conteúdos nos sítios, mediante publicação realizada por usuários com conhecimentos necessários para sua utilização;
IX - hotsite: site específico, criado para destacar um evento, ação ou assunto;
X - dados abertos: dados acessíveis ao público, representado em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, obrigando-se a creditar a autoria ou a fonte;
XI - metadados: informações que descrevem características de determinado dado, explicando-o em certo contexto de uso.
Art. 3º A publicação das informações no Portal é realizada de forma descentralizada pelas unidades editoras responsáveis.
§ 1º As unidades editoras responsáveis por conteúdos definidos em legislação específica ou em recomendações de órgãos de controle interno ou externo estão estabelecidas no Anexo desta Portaria.
§ 2º O Anexo constante desta Portaria deverá ser atualizado em caso de identificação da obrigatoriedade de publicação de novos conteúdos nos sítios deste Tribunal, bem como na hipótese de revisão de regulamentação interna de atribuições regimentais.
Art. 4º Caberá às unidades editoras de conteúdo:
I - produzir e publicar conteúdo sob sua responsabilidade;
II - estabelecer a coerência e a adequação dos conteúdos de forma a manter a arquitetura da informação e a identidade visual do Portal do TRE-BA;
III - identificar, em conjunto com o COMINT, a localização adequada para a organização do conteúdo, garantindo acessibilidade, navegabilidade e visibilidade para as publicações;
IV - categorizar os conteúdos, ou seja, classificá-los segundo assuntos pré-definidos, conforme disponibilizado pelo sistema de gestão de conteúdo, com vistas a conferir melhor visibilidade, maior efetividade nas buscas e facilidade de localização das informações;
V - manter atualizadas as publicações sob sua responsabilidade, fazendo constar data e/ou período de referência em cada conteúdo publicado, verificando a validade e a atualidade dos arquivos e, se necessário, promovendo as devidas adequações;
VI - adotar prática de manutenção de séries históricas de dados publicados;
VII - observar aspectos de direitos autorais relacionados a textos, documentos, imagens e áudios constantes em publicações do conteúdo sob sua responsabilidade;
VIII - publicar em formato aberto as informações sob sua responsabilidade elencadas no art. 8º da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011;
IX - fazer constar a sua denominação, telefone e correio eletrônico institucional na parte inferior das áreas de conteúdo sob sua responsabilidade, para contato;
X - fazer constar, nos documentos publicados, cabeçalho com Brasão da República ou logomarca da Justiça Eleitoral, identificação do Tribunal e, se for o caso, da unidade.
Art. 5º Caberá ao Comitê Gestor da Internet e Intranet - COMINT, além das atribuições definidas em ato específico e daquelas dispostas no art. 4º:
I - administrar os usuários e grupos responsáveis pelo gerenciamento de publicações nos sítios do TRE-BA;
II - prover, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas, os treinamentos dos editores de conteúdos, habilitando-os a utilizar as ferramentas adotadas;
III - disponibilizar as instruções necessárias para a gestão de conteúdos, oferecendo o suporte necessário aos editores e gestores de conteúdo;
IV - administrar, no âmbito do TRE-BA, a ferramenta de gestão de conteúdos, prezando pela sua atualização tecnológica e disponibilidade para os usuários, juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação;
V - reportar ao TSE oportunidades de melhoria identificadas e eventuais necessidade de diligências e intervenções no portal do TRE-BA que extrapolem as competências regionais.
Art. 6º A disponibilização de conteúdo de forma estruturada deverá ser priorizada, de modo a possibilitar a extração de relatórios em diversos formatos eletrônicos, preferencialmente abertos e não proprietários, tais como planilhas e textos, com vistas a facilitar a análise das informações pelos interessados.
Parágrafo único. Na impossibilidade de atendimento ao quanto disposto no caput, os arquivos de dados e relatórios poderão ser disponibilizados nos formatos eletrônicos pdf. pesquisável e/ou zip.
Art. 7º A Seção de Governança e Gerenciamento de Projetos (SEGOVE), unidade responsável pelo monitoramento do nível de transparência deste Tribunal, realizará quadrimestralmente, nos meses de março, julho e novembro, avaliação do cumprimento dos itens constantes dos quesitos de verificação adotados pelos órgãos de controle externo, encaminhando à Presidência relatório das páginas de conteúdo desconformes ou não atualizadas no período de referência.
Art. 8º Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência deste Tribunal.
Art. 9º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Salvador, 13 de outubro de 2020.
Des. JATAHY JÚNIOR
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
ANEXO
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) de Conteúdo |
Editora(s) |
|
Gestão |
Finalidades e objetivos Institucionais |
SPL |
||
Gestão |
Planejamento Estratégico Institucional, Objetivos estratégicos, metas, indicadores |
SPL |
||
Gestão |
Resultados alcançados pelo órgão |
SPL |
||
Gestão |
Competências e responsabilidades do Órgão |
SGA |
||
Gestão |
Estrutura organizacional, demonstrada de forma textual ou gráfica, com a apresentação clara da relação hierárquica entre as unidades |
ASCOM |
||
Gestão |
Dados gerais para o acompanhamento de programa, ações, projetos e obras desenvolvidas |
SPL - EJE - SGA |
||
Gestão |
Levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, conforme glossário e indicadores da Resolução CNJ n.º 76/2009 |
SPL - SCR - SJU |
||
Gestão |
Atos normativos expedidos |
SGA |
||
Gestão |
Disponibilização de mecanismo que possibilite o acompanhamento de procedimentos e processos administrativos instaurados que não se enquadrem nas hipóteses de sigilo |
COMINT |
||
Gestão |
Disponibilização do campo "Transparência" na página inicial do TRE-BA |
COMINT |
||
Gestão |
Controle de qualidade das informações prestadas (confiabilidade, integridade, tempestividade, atualização) |
ASCOM - OUVIDORIA - SPL- TODAS AS U N I D A D E S EDITORAS DE CONTEÚDOS |
||
Gestão |
Avaliação da satisfação das partes interessadas com as informações disponibilizadas na internet |
ASCOM - OUVIDORIA |
SPL - |
|
Gestão |
Publicação da agenda dos membros da alta administração e do conselho ou colegiado superior |
GABPRE - ASSET - ASERI - Gabinetes do Juízes - SEP -SPL - SGA -SGP - SOF - SCR - SJU - STI - ASSESD |
||
Gestão |
Informações referentes compõem o Tribunal, endereço eletrônico |
aos magistrados que inclusive telefones e |
GABPRE |
|
Gestão |
Rol das informações que tenham sido desclassificadas nos últimos 12 meses |
SGA - GABPRE |
||
Gestão |
Rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura |
SGA - GABPRE |
||
Audiências e Sessões |
Audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de participação popular |
SPL - GABPRE - SGA |
||
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
||||
Audiências e Sessões |
Calendário das sessões colegiadas |
SJU |
||||
Audiências e Sessões |
Transmissão ao vivo das sessões dos órgãos colegiados do tribunal ou conselho |
ASCOM |
||||
Audiências e Sessões |
Disponibilização em vídeo das sessões plenárias |
ASCOM |
||||
Audiências e Sessões |
Divulgação das presenças dos Magistrados em Sessões Plenárias |
SJU |
||||
Audiências e Sessões |
Pauta das reuniões de Comissões e de Comitês e respectivos resultados e atas |
Presidentes de Comitês e de C o m i s s õ e s Permanentes |
||||
Audiências e Sessões |
Pautas de julgamentos |
SJU |
||||
Audiências e Sessões |
Atas das sessões do Plenário |
SJU |
||||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Divulgação de serviço que permita o registro de denúncias e reclamações |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Divulgação de serviço que permita acompanhamento de denúncias e reclamações |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Divulgação da possibilidade da avaliação do serviço de denúncias e reclamações |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Endereços (físicos e eletrônicos) |
ASCOM - SPL |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Telefone das unidades |
ASCOM - SPL |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Horários de atendimento ao público |
ASCOM - SPL |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Disponibilização do campo "Serviço de Informações ao Cidadão" na página inicial do TRE-BA |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Respostas a Perguntas sociedade (FAQ) |
mais |
frequentes |
da |
OUVIDORIA - ASCOM |
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Carta de Serviço ao Cidadão |
SPL - OUVIDORIA |
|||
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
||||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) a que o cidadão possa entregar pessoalmente o pedido de acesso a informações |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Indicação do órgão responsável pelo SIC |
ou |
unidade |
orgânica |
OUVIDORIA |
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Indicação de endereço de localização do SIC, telefone(s) de atendimento e horários de funcionamento |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) no qual o cidadão possa enviar pedidos de informação de forma eletrônica (e-SIC) |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Indicação da possibilidade de acompanhamento eletrônico e remoto, de forma automatizada, do Pedido de acesso à informação |
OUVIDORIA |
|||
S e r v i ç o Informações Cidadão - SIC |
de ao |
Relatório estatístico com a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes |
OUVIDORIA |
|||
Tecnologia Informação Comunicação |
da e |
Disponibilização de área para pesquisa de conteúdo que permita o acesso a informação de interesse coletivo ou geral |
COMINT |
|||
Tecnologia Informação Comunicação |
da e |
Disponibilização de relatórios em diversos formatos eletrônicos, preferencialmente abertos, e não proprietários |
COMINT - TODAS AS UNIDADES EDITORAS DE CONTEÚDOS |
|||
Tecnologia Informação Comunicação |
da e |
Acesso automatizado por sistemas externos (ex: webservices ou api's) em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina |
COMINT - STI |
|||
Tecnologia Informação Comunicação |
da e |
Divulgação de metadados e/ou dicionário de dados utilizados para a estruturação da informação |
COMINT - CSI - T O D A S A S U N I D A D E S EDITORAS DE CONTEÚDOS |
|||
Tecnologia Informação Comunicação |
da e |
Acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, em atendimento ao estabelecido pela ENTIC-JUD, que dispõe sobre o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. |
COMINT - Comissão de Acessibilidade |
|||
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e/ou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) |
STI |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
Plano Orçamentário de TIC |
STI - SOF |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Plano de Contratações de TIC - PLANCONT TIC |
STI |
Gestão Orçamentária |
Anexo I da Resolução CNJ n.º 102/2009 |
SOF |
Gestão Orçamentária |
Anexo II da Resolução CNJ n.º 102/2009 |
SOF |
Gestão Orçamentária |
Registro de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros |
SOF |
Gestão Orçamentária |
Relatório de Gestão Fiscal |
SOF |
Gestão Orçamentária |
Relação de contratados, com respectivos valores pagos nos últimos três anos, exceto os sigilosos, nos termos da lei |
SOF |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos instrumentos de cooperação (convênios, termos de cooperação, de compromisso, protocolo de intenções, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos congêneres) vigentes, exceto os sigilosos, nos termos da legislação |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Documento de oficialização da demanda (DOD) |
SGA - STI |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos 'Estudos Técnicos Preliminares da Contratação', desde que não tenha sido considerado sigilosa |
SGA - STI |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra da Informação conclusiva sobre o 'Valor Estimado da Licitação', desde que não tenha sido considerado sigilosa |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos editais de licitação com os respectivos anexos (o anexo do edital inclui projeto básico ou termo de referência, minuta da ata de registro de preços, quando for o caso, e minuta de contrato) |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos questionamentos apresentados entre a publicação do edital e a abertura da sessão pública e respectivas respostas |
SGA |
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra das impugnações apresentadas entre a publicação do edital e a abertura da sessão pública e respectivas respostas |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Nome do vencedor da licitação |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos contratos firmados |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos Termos Aditivos assinados |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra do Projeto Básico, desde que não tenha sido considerado sigiloso |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos atos de reconhecimento e ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação, desde que não tenha sido considerado sigilosa |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos contratos firmados em decorrência da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Íntegra dos Termos Aditivos dos contratos resultantes da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação |
SGA |
Licitações, contratos e instrumentos de cooperação |
Plano de Contratações - PLANCONT |
SGA |
Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória Anexo III - Alíneas "a", "b" e "c" da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória Anexo IV - Alíneas "a", "b", "c" e "d" e "h" da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Estrutura Remuneratória Anexo IV - Alínea "g" da Res. CNJ n.º 102/2009 |
GABPRE |
Gestão de Pessoas |
Anexo V - Alínea "a" e "b" da Res. CNJ n.º 102 /2009 |
SGP - GABPRE |
Gestão de Pessoas |
Anexo VI da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Anexo VII da Res. CNJ n.º 102/2009 |
SGP |
Tabela de Lotação de Pessoal (TLP), na qual constem todas as unidades administrativas e judiciárias, com identificação nominal dos |
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
Gestão de Pessoas |
servidores, cargos efetivos, cargos em comissão e funções ocupadas |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Relação de membros e servidores que se encontram afastados para o exercício de funções em outros órgãos da Administração Pública |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Remuneração e proventos de membros e servidores ativos, inativos, pensionistas e colaboradores do órgão, incluindo-se as indenizações e outros valores pagos a qualquer título |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Diárias concedidas por nome e cargo do favorecido e constando data, destino, o motivo da viagem e o valor das diárias pagas |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Passagens concedidas por nome e cargo do favorecido e constando data, destino, o motivo da viagem e valor dos bilhetes emitidos |
SGA |
Gestão de Pessoas |
Nome dos servidores que atuam no regime de teletrabalho |
SGP |
Gestão de Pessoas |
Divulgação da relação dos profissionais ou órgãos cadastrados no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos |
SJU - SCR |
Auditoria e Prestação de Contas |
Prestações de contas ou relatório de gestão do ano anterior |
SPL |
Auditoria e Prestação de Contas |
Relatório, Certificado de Auditoria, Parecer do Órgão de Controle Interno e pronunciamento do presidente do tribunal |
COAUD - GABPRE |
Auditoria e Prestação de Contas |
Publicação da decisão quanto à regularidade das contas proferida pelo Órgão de Controle Externo |
COAUD |
Auditoria e Prestação de Contas |
Plano Anual de Auditoria |
COAUD |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização de intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas |
GAB - PRE - COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE - EJE |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização de legenda em manifestações públicas |
GAB - PRE - COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE - EJE |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Disponibilização de audiodescrição em manifestações públicas |
GAB - PR E - COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE - EJE |
Assunto |
Conteúdo |
Unidade(s) Editora(s) de Conteúdo |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Plano de Logística Sustentável |
PLAS |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Planos de ação do PLS |
PLAS |
Sustentabilidade e acessibilidade |
Relatórios anuais de desempenho do PLS |
PLAS |
Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE-BA, nº 229, de 13/10/2020, p. 4-13.