Tribunal Regional Eleitoral - BA
Secretaria Judiciária
Assessoria de Gestão de Jurisprudência
PORTARIA Nº 6, DE 26 DE JANEIRO DE 2018
Dispõe sobre as providências necessárias à instrução do Relatório de Gestão do TRE-BA referente ao exercício 2017, fixando conteúdos e prazos limite para remessa de dados à Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG).
A DIRETORA-GERAL DA SECRETARIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso V, art. 128 da Resolução Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nº 5, de 28 de maio de 2013,
CONSIDERANDO o quanto disposto na Instrução Normativa (IN)-Tribunal de Contas da União (TCU) nº 63, de 1º de setembro de 2010, que estabelece normas de organização e apresentação dos relatórios de gestão e das peças complementares que constituirão os processos de contas da Administração Pública Federal;
CONSIDERANDO o inteiro teor da Decisão Normativa (DN)-TCU nº 161, de 1 de novembro de 2017, que dispõe acerca das unidades cujos dirigentes máximos devem apresentar relatório de gestão referente ao exercício de 2017, especificando a forma, os conteúdos e os prazos de apresentação, nos termos do art. 3º da IN-TCU nº 63/2010;
CONSIDERANDO os esclarecimentos disponibilizados no portal do TCU;
CONSIDERANDO, por fim, a determinação constante do inciso XIV, art. 34, da Resolução Administrativa do TRE-BA nº 5/2013, que fixa a competência da Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) para elaborar o Relatório de Gestão Institucional a partir da consolidação das informações prestadas pelas diversas unidades deste Regional,
RESOLVE:
Art. 1º Estabelecer providências necessárias à instrução do Relatório de Gestão Institucional referente ao exercício 2017, contemplando informações requeridas, unidades competentes e prazos limite para remessa à COPEG, através do endereço eletrônico copeg-todos@tre- ba.gov.br, conforme anexo a esta Portaria.
§1º A prestação das informações requeridas no caput deverá observar o quanto solicitado pela DN-TCU nº 161/2017, bem como o nível de detalhamento disponibilizado no portal do TCU.
§2º Quadros porventura requeridos e tabelas eventualmente apresentadas deverão ser obrigatoriamente, acompanhados da necessária análise crítica/contextual, contando, ainda, com título e fonte indicativa da origem dos dados.
§3º As informações de que trata o caput deverão ser apresentadas em arquivo digital em formato Word, editável, observadas as seguintes regras de formatação:
a) Fonte do texto: Times New Roman, estilo normal, tamanho 12;
b) Fonte dos quadros e tabelas: Times New Roman, estilo normal, tamanho 10;
c) Formato do papel: A4 (210 x 297mm);
d) Margens: superior e esquerda: 2,5cm; e inferior e direita: 1,5cm; e
e) Espaçamento entre linhas: simples.
Art. 2º Caso a unidade indicada como gestora da informação não disponha da integralidade dos dados necessários à elucidação de item sob sua responsabilidade, deverá efetuar diligências necessárias a sua complementação, restando, contudo, inalterado o prazo limite originalmente fixado para remessa à COPEG.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 26 de janeiro de 2018.
FABÍOLA MAZZEI VITÓRIO
Diretor-Geral
ANEXO ÚNICO À PORTARIA DO DIRETOR-GERAL Nº 6/2018
UNIDADE RESPONSÁVEL |
BASE LEGAL (DN TCU nº 161/2017 e Instruções disponibilizadas no portal do TCU |
INFORMAÇÃO REQUERIDA | QUADRO (Sistema e-Contas) | PRAZO LIMITE |
---|---|---|---|---|
COPEG | Item 1 | APRESENTAÇÃO | - | 26/02/2018 |
2.VISÃO GERAL DA UNIDADE PRESTADORA DE CONTAS (UPC)
COPEG | Item 2.1 | Finalidade e competências | - | 26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
Item 2.2 | Normas e regulamento de criação, alteração e funcionamento do órgão | - | 26/02/2018 | |
Item 2.3 | Ambiente de atuação | - | 26/02/2018 | |
COPEG e SGP | Item 2.4 | Organograma Quadro relacionado ao item 2.4 | - | 26/02/2018 |
COPEG/SEPROQ | Item 2.5 | Macroprocessos finalísticos Quadro relacionado ao item 2.5 | - | 26/02/2018 |
3. PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO ORÇAMENTÁRIO E OPERACIONAL
COPEG/SEPLANE | Item 3.1 (3.1.1; 3.1.2) |
Planejamento Organizacional | - | 26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
COPEG: SEGEPRO; SEPLANE; SESTAT | Item 3.2 | Formas e instrumentos de monitoramento da execução e resultados dos planos | - | 26/02/2018 |
COPEG: SEGEPRO; SEPLANE; SESTAT | Item 3.2.1 (3.2.1.1) |
Apresentação e análise de indicadores de desempenho (Indicadores específicos do desempenho dos Tribunais) | - | 26/02/2018 |
COPEG/SEPLANE | Item 3.2.2 (3.2.2.1) |
Desempenho Operacional (Resultados alcançados frente às metas anuais estabelecidas para o Poder Judiciário) | - | 26/02/2018 |
SOF |
Item 3.3 (3.3.1; 3.3.2; 3.3.3;3.3.4) |
Desempenho Orçamentário | Quadros relacionados aos itens: 3.3.1; 3.3.2.; 3.3.3; 3.3.4; |
26/02/2018 |
SCI, STI, SGP, SCRE,
COPEG e Ouvidoria e Núcleo de Governança.
|
Item 4.1 | Descrição das estruturas de governança | - | 26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
ASSESP e ASSESD | Item 4.2 | Informações sobre os dirigentes e colegiados | - | 26/02/2018 |
SCI | Item 4.3 | Atuação da unidade de auditoria interna | - | 26/02/2018 |
SCRE; ASSESP | Item 4.4 | Atividades de correição e de apuração de ilícitos administrativos | - | 26/02/2018 |
ASSESP, SCRE,
ASSESD, COELE,
COPEG, ASCOM,
ASJUR, EJE, OUV,
SCI, SJU, SOF, SGA,
SGP, SGS e STI e
Núcleo de Gestão de
Riscos
|
Item 4.5 | Gestão de riscos e controles internos | - | 26/02/2018 |
SGP | Item 5.1 (5.1.1; 5.1.2; 5.1.3; 5.1.4) |
Gestão de Pessoas | Quadros relacionados aos itens: 5.1.1.; 5.1.2; |
26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
SGA ; SGS; STI;ASCOM E OUV | Item 5.1 (5.1.4) |
Informações sobre os contratos de prestação de serviços não abrangidos pelo plano de cargos | Quadros relacionados aos item: 5.1.4 | 26/02/2018 |
SGA | Item 5.1 (5.1.5) |
Contratação de consultores com base em projetos de cooperação técnica com organismos internacionais | - | 26/02/2018 |
SGS | Item 5.2 (5.2.1; 5.2.3; 5.2.4; 5.2.5) |
Gestão do patrimônio e infraestrutura( Frota de veículos e imóveis) |
- | 26/02/2018 |
SGA |
Item 5.2 5.2.2 |
Gestão do patrimônio e infraestrutura ( Bens inservíveis) | - | 26/02/2018 |
STI | Item 5.3 (5.3.1; 5.3.2) |
Gestão da tecnologia da informação | - | 26/02/2018 |
SGA e SGS | Item 5.4 (5.4.1) |
Gestão ambiental e sustentabilidade | - | 26/02/2018 |
Comitê Gestor do PLS (Portaria nº 128 de 21/3/2017) e Núcleo Ambiental |
Item 5.4 (5.4.1) |
Gestão ambiental e sustentabilidade | - | 26/02/2018 |
SJU | Item 5.5 (5.5.1; 5.5.2;) |
Gestão de Fundos e de Programas | Quadros relacionados aos itens: 5.5.2. | 26/02/2018 |
6.RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE
OUV | Item 6.1 |
Canais de acesso do cidadão | - |
26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
Comissão permanente de revisão do conteúdo da Carta de Serviços de 1º grau (Portaria nº 360, de 05/09/2014); Comissão para elaborar Carta de Serviços de 2º grau (Portaria nº 730 de 20/08/2013) |
Item 6.2 | Carta de Serviços ao cidadão | - | 26/02/2018 |
OUVIDORIA | Item 6.3 | Aferição do grau de satisfação dos cidadãos-usuários | - | 26/02/2018 |
ASCOM | Item 6.4 | Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade | - | 26/02/2018 |
Comissão de Acessibilidade (Portaria nº 225 de 11/11/2014) | Item 6.5 | Medidas para garantir a acessibilidade aos produtos, serviços e instalações. | - | 26/02/2018 |
SGA E SOF | Item 7.1 | Tratamento contábil da depreciação, da amortização e da exaustão de itens do patrimônio e avaliação e mensuração de ativos e passivos | - |
26/02/2018
|
---|---|---|---|---|
Item 7.2 | Sistemática de apuração de custos no âmbito da unidade | - |
26/02/2018
|
|
SOF | Item 7.3 |
Demonstrações contábeis exigidas pela Lei 4.320/64 e notas explicativas |
- |
26/02/2018
|
8.CONFORMIDADE DA GESTÃO E DEMANDAS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE
ASSESP, SCI e SGP | Item 8.1 | Tratamento de determinações e recomendações do TCU | Quadro relacionado ao item 8.1 | 26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
SCI | Item 8.2 | Tratamento de recomendações do Órgão de Controle Interno | - | 26/02/2018 |
ASSESP | Item 8.3 | Medidas administrativas para apuração de responsabilidade por dano ao Erário |
Quadro relacionado ao item 8.3 |
26/02/2018 |
SOF | Item 8.4 | Demonstração da conformidade do cronograma de pagamentos de obrigações com o disposto no art. 5º da Lei 8.666/1993 | - | 26/02/2018 |
SGA | Item 8.5 | Informações sobre a revisão dos contratos vigentes firmados com empresas beneficiadas pela desoneração da folha de pagamento | - | 26/02/2018 |
SOF | Item 8.6 | Informações sobre ações de publicidade e propaganda | Quadro relacionado ao item 8.6 | 26/02/2018 |
9.ANEXOS E APÊNDICES
COPEG | Organização dos quadros e tabelas que ocupem mais de uma página | 26/02/2018 |
---|
10. OUTRAS INFORMAÇÕES
SCI | Item 10.1 | Relatório e/ou parecer da unidade de auditoria interna | - | 26/02/2018 |
---|---|---|---|---|
ASSESP e ASSESD | Item 10.2 |
Rol de responsáveis |
- | 26/02/2018 |
ASSESP e SCRE | Item 10.3 | Relatório de instância ou área de correição | - | 26/02/2018 |
SGP |
Item 10.4 (10.4.1, 10.4.2) |
Declarações de integridade |
- | 26/02/2018 |
SOF |
Item 10.4 (10.4.3; 10.4.4) |
Declarações de integridade | - | 26/02/2018 |
Observações:
- Só constam da tabela os itens que se aplicam ao TRE-BA.
- Os quadros não estão mais numerados nas orientações do TCU, por isso foi feita a referência ao item na coluna "QUADRO (Sistema e-Contas)".
- Serão enviadas às unidades, via e-mail alguns esclarecimentos, inclusive o link da pasta pública da COPEG onde estará disponibilizado todo material necessário.
Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE-BA, nº 025, de 05/02/2018, p. 4-8.