Unidade de Monitoramento e Fiscalização do TRE-BA (UMF-BA), das decisões do Sistema Interamerica...

Em observância aos termos da Resolução CNJ nº 364/2021, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia publicou no Diário de Justiça Eletrônico do dia 07.05.2024, edição nº 87, a Resolução Administrativa nº 10/2024, que cria no Tribunal a Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões e deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos no âmbito do TRE/BA, a chamada UMF.

De acordo com a mencionada resolução, que reproduz as atribuições estabelecidas pelo CNJ, caberá à UMF monitorar os processos em curso no TRE/BA abrangidos pelos efeitos de sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas da Corte Interamericana de Direitos Humanos; divulgar oficialmente, no âmbito da Justiça Eleitoral, o teor das decisões da Comissão Interamericana e da Corte Interamericana de Direitos Humanos; propor a organização de mutirões ou ações de mediação ou conciliação visando ao cumprimento de decisões da Comissão Interamericana e da Corte Interamericana de Direitos Humanos; atuar na conscientização sobre a proteção de direitos humanos e sobre o impacto do funcionamento do Sistema Interamericano dos Direitos Humanos no âmbito da Justiça Eleitoral; entre outras funções.

Além da Resolução Administrativa nº 10/2024, também foi publicada a Portaria nº 529, de 15 de maio de 2024, que designa os integrantes que irão compor a Unidade de Monitoramento e Fiscalização (UMF) no âmbito do TRE/BAMF, sob a presidência do Corregedor Regional Eleitoral.

No Tribunal Regional Eleitoral da Bahia a UMF terá a seguinte composição:

 - Marta Cristina Jesus Santiago, servidora representante da Escola Judiciária Eleitoral - EJE;
 - Alexandra Rodrigues Vasques, servidora representante do Núcleo de Cooperação Judiciária - NCJ;
 - Gabriela Pontes Almeida Teixeira, servidora lotada na Seção de Processamento do 1º grau de Jurisdição - SEPROC;
 - Kátia Cristina Isaías Guttemberg da Costa, servidora lotada na Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo - SEBLIM.

A Assessoria de Gestão de Jurisprudência (ASJURIS) funcionará na coordenação e administração das atribuições da unidade.

A UMF/TRE-BA poderá convidar outras magistradas e magistrados, servidoras e servidores e unidades técnicas a participarem dos trabalhos.

Para saber mais sobre Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, clique aqui.

Medidas Provisórias da Corte relacionadas ao Brasil, clique aqui

Pareceres Consultivos da Corte, clique aqui.

Sentenças da Corte relacionadas ao Brasil, clique aqui.