TRE-BA é premiado pelo CNJ por projeto de exposição virtual da urna eletrônica
Também integram o projeto premiado os Regionais do Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recebeu, na última sexta-feira (13.05), uma menção honrosa na categoria Difusão Cultural e Direitos Humanos, do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário. A honraria é um reconhecimento ao projeto Exposição Virtual 25 Anos da Urna Eletrônica, iniciativa desenvolvida pela Justiça Eleitoral Baiana em parceria com TREs de outros sete estados. Também integram o projeto premiado os Regionais do Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.
A premiação foi entregue durante o II Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, que teve início na terça-feira (10.05), no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial de Pernambuco, no Recife (PE). A entrega também coincidiu com a comemoração dos 26 anos da urna eletrônica.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento deste trabalho colaborativo, e esperamos estreitar cada vez mais a parceria com outros Regionais em projetos deste tipo. É uma cooperação que tem rendido muitos frutos positivos, pois cada um contribui um pouco com o que tem, e essa construção coletiva enriquece bastante o resultado final”- pontuou o Chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo, Osnir Madureira.
Dia da Memória
O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário teve início no dia 10 de maio, data em que se comemora a instalação, pelo imperador Dom João VI, do primeiro tribunal constitucional do país, a Corte de Suplicação do Brasil, ocorrida em 1808. É também o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído em 2020, pela Resolução nº 305/2021, do CNJ.
Texto: Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (SEBLIM)