Boletins de Urna impressos são disponibilizados para consulta após encerramento das Eleições
Disponíveis no estacionamento do Regional, os boletins estão sendo afixados, para que os eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito
Com o encerramento da votação deste domingo (15/11), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou para os eleitores e demais interessados os Boletins de Urna (BUs) impressos das seções eleitorais das 19 zonas da capital. Os BUs possibilitam a consulta dos votos recebidos pelos candidatos nas diferentes seções eleitorais.
Disponíveis no estacionamento do Regional, os boletins da capital estão sendo afixados por cada seção, para que todos os eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito.
Além disso, a Justiça Eleitoral dispõe do aplicativo ‘Boletim na Mão’, que possibilita ao eleitor captar os dados de qualquer seção, por meio do Código QR – um código de barras– que pode ser escaneado por aparelhos celulares. Os códigos estão impressos nos boletins. Os dados do 1º turno das Eleições Municipais 2020, distribuídos por seção eleitoral, também podem ser acessados no site do TRE-BA.
Boletim na Mão
Utilizando o próprio aparelho celular, qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas diretamente do seu smartphone por meio do aplicativo ‘Boletim na Mão’. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo fornece ao eleitor todo o conteúdo constante dos BUs, de forma rápida e segura. Com o celular aberto no aplicativo, o eleitor “escaneia” o QR Code nas seções eleitorais de interesse e confere, posteriormente, se os dados coletados correspondem a aqueles totalizados e divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não é necessária a conexão à internet para a leitura do código (QR Code) visível no documento impresso.
Essas mesmas informações ficam disponíveis para consulta, pelo eleitor, na página “Boletim de urna na Web”, mantida pelo TSE. A consulta online ao espelho do BU pode ser feita já no dia seguinte à votação, tão logo a totalização seja concluída em todas as Unidades da Federação.
O aplicativo Boletim na Mão está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.