TRE-BA homenageia servidores aposentados pela trajetória de dedicação à Justiça Eleitoral Baiana
Apresentações musicais, poesias, entrega de placas e discursos emocionados marcaram o evento

A arte foi a principal condutora da homenagem aos servidores(as) que se aposentaram em 2024 no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Na última sexta-feira (28/3), a Sala de Sessões do Tribunal foi palco de apresentações musicais, poesias e discursos emocionados, reconhecendo a trajetória de dedicação dos(as) aposentados(as): Ana Lúcia Almeida, Eliane Oliveira, Iralva Nobre, Jair Andrade e Salete Saraiva.
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, fez questão de prestigiar o evento e exaltar a importância da cerimônia. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade de prestigiar os nossos aposentados que prestaram relevantes serviços. Não podemos esquecer dessas pessoas que praticamente deram a vida pelo Tribunal e que agora cumprem outros compromissos”, pontuou.
O evento foi realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) e da Seção de Desenvolvimento Organizacional (SEDES), no contexto do Projeto Novos Rumos, que foi ampliado em 2025. Antes o projeto era dedicado a cuidar dos(as) servidores(as) que estavam se preparando para a aposentadoria. Hoje, após a ampliação,o “Novos Rumos”, cuidará também daqueles(as) que já estão aposentados(as).
Homenagens
Parte da homenagem incluiu a entrega de placas aos ex-servidores(as). A secretária de Gestão de Pessoas do TRE-BA, Glória Tourinho, considerou a honraria uma oportunidade de agradecer pela história de compromisso e dedicação construída pelos homenageados no TRE-BA. “A placa é uma pequena lembrança, o símbolo do quão grande e importante foi a contribuição de vocês para a Justiça Eleitoral Baiana”, destacou.
Comemorando 60 anos de idade e com mais de 30 anos de serviços prestados no TRE-BA, Iralva Nobre declarou estar muito feliz e que o reconhecimento foi também um presente de aniversário: “receber essa homenagem do tribunal é uma felicidade muito grande e um sentimento de gratidão”, disse.
Jair Andrade, por sua vez, ressaltou o caráter reflexivo do momento. “Fiquei muito emocionado, sobretudo, porque falam coisas que nem imaginamos ser sobre a gente. Pelo olhar do outro você descobre coisas que você nunca pensou sobre você. Então, passa a refletir: sou isso tudo que as pessoas dizem? Muita generosidade”, comentou.
Pra todos verem: quatro mulheres e um homem posam sorridentes, lado a lado e exibindo uma placa de homenagem.