TRE-BA sorteia urnas para auditoria da votação eletrônica em Ruy Barbosa
Cerimônia ocorreu no Salão do Júri do Fórum da Comarca; três urnas da 87ª Zona Eleitoral foram selecionadas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na manhã deste sábado (5/4), o sorteio das urnas que passarão por auditoria durante a Eleição Suplementar de Ruy Barbosa, marcada para este domingo (6/4). A cerimônia ocorreu no Salão do Júri do Fórum da Comarca e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-BA no YouTube.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário da Comissão de Auditoria, Tiago Mimoso. Em seguida, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz Ricardo Augusto Schmitt, apresentou os procedimentos de fiscalização que serão adotados. Na ocasião, o magistrado parabenizou as equipes envolvidas na organização do pleito e destacou a expectativa de que a eleição transcorra com tranquilidade e segurança.
Seções sorteadas para os testes
Três urnas da 87ª Zona Eleitoral foram sorteadas para auditoria. Duas delas passarão pelo Teste de Integridade: uma com uso da biometria dos eleitores, da seção 148 (Colégio Estadual Magalhães Neto), e outra sem biometria, da seção 77 (Prédio Escolar José Bonifácio). A terceira urna, da seção 68 (Prédio Escolar Olívia Oliveira Souza), será submetida ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
Sobre os testes realizados
O Teste de Integridade simula uma votação em ambiente controlado, com o objetivo de verificar se o voto digitado é o mesmo registrado e contabilizado pela urna. A versão com biometria é realizada com a participação de eleitoras e eleitores voluntários, convidados após votarem oficialmente.
Já o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais é feito por amostragem no dia da eleição. Ele verifica se os sistemas instalados nas urnas são autênticos e íntegros. O processo inclui rompimento de lacres, reinserção de mídias, verificação de assinaturas e resumos digitais, substituição e relacração das mídias, além da lavratura de uma ata circunstanciada ao final dos trabalhos.
Sobre a auditoria
Ruy Barbosa possui 79 seções eleitorais. No dia da auditoria, seis servidores do TJ-BA e do Ministério Público Estadual foram convocados para preencher cédulas de papel, que serão depositadas em uma urna de lona lacrada. Posteriormente, essas cédulas serão digitadas nas urnas eletrônicas e os votos contabilizados manualmente para confronto com os resultados da urna, assegurando a lisura do processo eleitoral.
A auditoria será realizada neste domingo (6/4). Os testes de integridade acontecerão das 7h às 17h, no refeitório do Colégio Estadual Magalhães Neto, situado na Rua São Paulo, nº 66, bairro Nova Brasília. O teste de autenticidade será realizado na seção eleitoral correspondente, antes da emissão da zerésima — documento que comprova que a urna está zerada antes do início da votação.
Pra todos verem: imagem mostra um homem branco, de pé à esquerda, segurando um documento durante a condução da cerimônia de sorteio das urnas. Ao fundo, sentados à mesa principal, estão três integrantes da comissão de auditoria, incluindo uma servidora operando o globo de sorteio.