TRE-BA realiza Auditoria da Votação Eletrônica durante Eleição Suplementar em Ruy Barbosa
Procedimentos ocorreram no Colégio Estadual Magalhães Neto e no Prédio Escolar Olívia Oliveira Souza

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste domingo (6/4), a Auditoria da Votação Eletrônica no município de Ruy Barbosa, das 7h às 17h. Os procedimentos ocorreram no Colégio Estadual Magalhães Neto e no Prédio Escolar Olívia Oliveira Souza, com o objetivo de atestar a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais.
O juiz Ricardo Augusto Schmitt, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, conduziu os trabalhos e destacou a importância do processo para a transparência das eleições. De acordo com o magistrado, ao final da auditoria, é elaborado um relatório que comprova que a vontade do eleitor está sendo registrada na urna sem qualquer interferência. “Ou seja, temos a certeza da integridade, da confiabilidade do sistema e sobretudo dando transparência a todo o processo eleitoral”, explicou.
A servidora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Juliana Fiuza, participou da auditoria como convocada e reforçou a relevância do procedimento para a credibilidade do processo. “É uma experiência interessante, porque a auditoria confirma o processo eleitoral, a veracidade do voto, a confiabilidade das urnas. É importante que a população tenha acesso a esse tipo de verificação, para confirmarem que, de fato, a urna é segura”, ressaltou.
Integridade do sistema
O Teste de Integridade foi realizado ao longo de todo o domingo, simultaneamente à votação oficial, utilizando uma urna eletrônica com biometria e outra sem esse recurso. Em ambiente controlado no Colégio Estadual Magalhães Neto, foi realizada uma votação simulada: votos registrados em cédulas de papel eram depositados em uma urna de lona lacrada. Em seguida, esses votos eram digitados nas urnas eletrônicas, e os resultados, contabilizados manualmente, eram comparados com os dados registrados eletronicamente, para confirmar a compatibilidade dos votos e atestar a lisura do processo.
No caso do teste com biometria, eleitoras e eleitores foram convidados a participar voluntariamente, após votarem oficialmente.
Teste de autenticidade
O Teste de Autenticidade foi realizado às 7h da manhã, antes da emissão da zerésima da urna da seção 68, no Prédio Escolar Olívia Oliveira Souza. Utilizando critérios de amostragem, o procedimento verifica se os sistemas instalados nas urnas são autênticos e íntegros, garantindo que não houve qualquer adulteração nos programas utilizados.
Acesse as fotos da Auditoria da Votação Eletrônica
FS
Pra todos verem: no primeiro plano da imagem, duas mulheres estão sentadas; uma manuseia um dispositivo de biometria enquanto a outra observa. Ao fundo, diversas pessoas acompanham atentamente informações exibidas em monitores de computador.