TRE-BA ouve demandas do povo Pataxó em visita à Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro
Atividade integra a programação do 1º Encontro com Coletivos, realizado nesta quinta-feira (10)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-BA), realizou, nesta quarta-feira (9/4), uma visita à Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro, onde ouviu as principais demandas do povo Pataxó relacionadas à Justiça Eleitoral. A atividade integra a programação do 1º Encontro com Coletivos, audiência pública, realizada nesta quinta-feira (10), no Centro de Cultura do município.
Durante a visita, os indígenas compartilharam suas necessidades e sugestões para ampliar o acesso e a participação política de suas comunidades. O vice-presidente e corregedor do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer agradeceu a acolhida do povo Pataxó e destacou que as reivindicações serão consideradas pela Corregedoria. Ele também reforçou a importância da promoção da representatividade nos espaços para garantir a democracia plena.
“Essa experiência, de alguma forma, tocou em cada um de nós para que, em cada atitude do Tribunal Eleitoral, tenhamos uma visão mais sensível em relação à verdadeira igualdade que os povos indígenas precisam, merecem e têm todo o direito”, afirmou o magistrado.
Voz da Aldeia
A visita foi conduzida por um dos líderes locais, cacique Syratã, que ressaltou a importância da presença de órgãos públicos nos territórios indígenas. “Cada aldeia tem suas especificidades e necessidades, então quando um órgão desse vem até a base é muito bom porque entende como as coisas funcionam por aqui”, afirmou. Uma das principais reivindicações do povo Pataxó é a instalação de uma seção eleitoral na própria aldeia. De acordo com o cacique, a medida é essencial para garantir o direito ao voto sem a necessidade de deslocamento até a cidade.
Pra todos verem: Sentados em um banco de madeira, diversas pessoas assistem à fala de um cacique indígena, que utiliza adereços tradicionais.
FS