TRE-BA encerra curso sobre inovação com foco na gestão de laboratórios
Formação reuniu servidoras e servidores do regional durante três dias, com foco em metodologia ágeis, escuta ativa e colaborativa

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODSINOVAXÉ), promoveu, entre os dias 7 e 9 de abril, o curso “Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”. Realizada na Sala de Sessões do Regional, a formação teve como objetivo fortalecer a cultura da inovação na Justiça Eleitoral.
De acordo com Laís Porto, assessora de Inovação do TRE-BA, a atividade representa um passo decisivo rumo à modernização institucional. “A proposta combina teoria e prática, capacitando os participantes a aplicar ferramentas inovadoras que tornam o Judiciário mais eficiente e alinhado com as expectativas da sociedade”, afirmou.
As atividades foram conduzidas por Gustavo Ibarra, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT/SC), e Marcelo Moura, do TRT da Paraíba (TRT/PB), ambos com ampla experiência em inovação no setor público. Ibarra destacou que o curso teve como objetivo central apresentar a relevância dos laboratórios no ecossistema público de inovação e como eles podem ser instrumentos fundamentais para enfrentar os desafios do dia a dia.
Marcelo Moura também ressaltou o engajamento do público durante a formação. Para ele, o envolvimento dos(as) servidores(as) reforça o potencial do TRE-BA em consolidar práticas inovadoras no cotidiano institucional.
Projetos-pilotos
Um dos destaques do curso foi o desenvolvimento de projetos-piloto baseados em desafios reais enfrentados pelo Tribunal. Divididos em equipes, os participantes propuseram soluções voltadas à melhoria da comunicação interna, otimização dos fluxos de atendimento ao público e maior agilidade nos processos administrativos.
A titular da Coordenadoria Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição (Cojur), Hercília Barros, reforçou a importância da inovação como postura diante dos desafios. “Inovação, para mim, é fazer diferente o que já fazemos, com mais praticidade e com o coração, buscando aprimorar o nosso trabalho e o da instituição”, afirmou.
João Evódio, servidor da 48ª Zona Eleitoral, também avaliou positivamente a iniciativa. “Me chamou atenção essa nova forma de buscar e resolver problemas de maneira inovadora e criativa. É uma abordagem recente e diferenciada e o serviço público não pode ficar para trás diante de um mundo moderno que exige cada vez mais respostas rápidas e inovadoras”, comentou.
Caminhos para o futuro
Ao final do curso, os grupos apresentaram seus projetos, todos voltados à melhoria dos processos internos e da qualidade dos serviços prestados à sociedade. A expectativa é que o LIODSINOVAXÉ siga como um espaço estratégico de experimentação e cocriação, alinhado às diretrizes de modernização e eficiência da Justiça Eleitoral.
A fim de parabenizar os participantes pela dedicação, a secretária-geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, enviou uma mensagem em vídeo. Ela ressaltou que inovar é olhar com atenção para os desafios e buscar soluções mais eficazes, reforçando que a inovação depende do envolvimento das pessoas. Socorro também incentivou os participantes a acreditarem no próprio potencial e a atuarem como multiplicadores(as) da inovação no Tribunal.
LM
Pra todos verem: Na imagem, servidores e servidoras da Justiça Eleitoral posam para a foto oficial do encerramento do curso. Ao fundo, quadros e murais com post-its coloridos relembram os processos colaborativos trabalhados durante a formação.