TRE-BA assina Termo de Cooperação Técnica sobre Política de Gestão de Pessoas com TJ-BA, TRT-5 e TRF-1
Iniciativa visa a padronização de procedimentos, a valorização dos servidores do Judiciário e o fortalecimento das relações de cooperação entre Tribunais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) assinou, nesta segunda-feira (7/4), o Termo de Cooperação Técnica sobre Política de Gestão de Pessoas, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e a Seção Judiciária da Bahia do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A cerimônia aconteceu na sala da presidência do TJ-BA.
O objetivo do Acordo é o compartilhamento de informações, experiências e boas práticas na área de gestão de pessoas, aplicadas individualmente por cada instituição. A iniciativa visa a padronização de procedimentos, valorização dos servidores do Poder Judiciário e melhorias no ambiente de trabalho, qualidade de vida dos servidores e demais colaboradores e fortalecimento das relações de cooperação entre os Tribunais.
Além do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, assinaram o Termo, a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, supervisora do Comitê Executivo da Rede Nacional de Cooperação Judiciária; o presidente do TRT-5, desembargador Jeferson Alves Silva Muricy; e a juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, diretora do foro da Seção Judiciária do Estado da Bahia, representando o TRF-1.
Parceria entre Tribunais
Durante a cerimônia, o presidente do TRE-BA destacou a importância da cooperação institucional. “Assino esse Termo com a certeza de que o TRE-BA, o TJ-BA, o TRT da-5ª Região e o TRF da 1ª Região estão verdadeiramente comprometidos em proporcionar aos nossos servidores e juízes um ambiente de trabalho mais saudável, moderno e eficiente”.
O magistrado também ressaltou que a iniciativa reflete o avanço da mentalidade administrativa do Judiciário: “esta parceria representa um alinhamento de práticas de gestão de pessoas baseado nos princípios da eficácia, economicidade e efetividade. É um sinal claro de amadurecimento institucional e da consolidação de uma visão gerencial mais integrada no Judiciário”.
A cooperação entre os Tribunais baianos também busca criar uma rede colaborativa de gestão de pessoas no estado, com ações como a troca de vagas em cursos de capacitação; criação de um banco compartilhado de instrutores; disseminação de boas práticas, além da realização de um Encontro Nacional de Gestão de Pessoas, na Bahia, reunindo representantes das Justiças Eleitoral, do Trabalho, Estadual e Federal, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Regionais.
Confira aqui as fotos do evento
Pra todos verem: Cinco pessoas — representantes dos respectivos Órgãos signatários do Termo de Parceria — estão de pé, lado a lado, sorrindo e segurando os documentos assinados. Ao fundo, veem-se as bandeiras do Brasil e da Bahia, além de quadros com pinturas decorando a parede.