Sorteio das urnas para Auditoria da Votação Eletrônica será no sábado (5) em Ruy Barbosa
No domingo (6/4), será realizada a auditoria de verificação das urnas eletrônicas sorteadas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, no sábado (5/4), o sorteio das três urnas eletrônicas que serão submetidas aos testes de integridade (2) e autenticidade (1) dos sistemas eleitorais na Eleição Suplementar de Ruy Barbosa. O sorteio ocorrerá às 10h, no Salão do Júri do Fórum da Comarca da cidade, localizado na Rua Corinto Silva, n° 47.
No domingo (6/4), será realizada a auditoria de verificação das urnas eletrônicas sorteadas. Os procedimentos dos testes de integridade ocorrerão das 7h às 17h, no refeitório do Colégio Estadual Magalhães Neto, situado na Rua São Paulo, nº 66, Nova Brasília, Ruy Barbosa. Já o teste de autenticidade ocorrerá na seção eleitoral da urna sorteada, antes da emissão da zerésima no dia da votação. O sorteio e os procedimentos de auditoria serão transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-BA, no YouTube.
Credenciamento
Conforme o Edital nº 01/2025, o pedido de credenciamento de representantes para acompanhar os trabalhos será efetivado das 8h do dia 4 de abril de 2025 até as 8h do dia 6 de abril de 2025. O credenciamento poderá ser realizado junto à representante da Comissão, que estará nas dependências do Cartório Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral (ZE), situado à Rua Corinto Silva, n° 82, Ruy Barbosa.
Para garantir a transparência do procedimento, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica convocou representantes dos seguintes órgãos e entidades: partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público; Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União; Polícia Federal; Sociedade Brasileira de Computação; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; Departamentos de Tecnologia da Informação de universidades credenciadas junto ao TSE; Conselho Nacional de Justiça; Conselho Nacional do Ministério Público; Tribunal de Contas da União; Confederação Nacional da Indústria e demais integrantes do Sistema Indústria; e entidades corporativas pertencentes ao Sistema.
Teste de Integridade e teste de Autenticidade
O Teste de Integridade consiste em uma votação simulada, que ocorre simultânea à oficial, com as urnas sorteadas, utilizando o número dos candidatos oficialmente registrados no TRE-BA. Após o fim da votação, um boletim de urna é impresso para comprovar a regular captação dos votos e confirmar a lisura do processo eleitoral.
Já no Teste de Autenticidade, a urna eletrônica selecionada terá seus sistemas eleitorais verificados para atestar o pleno funcionamento do equipamento antes da emissão da zerésima. Esse procedimento é realizado com a presença das entidades fiscalizadoras, que acompanham a checagem dos sistemas na seção eleitoral selecionada.
HS
Pra todos verem: ilustração destaca uma urna eletrônica e um megafone. Há ainda as logomarcas das Eleições Suplementares e do TRE-BA.