Representantes do TRE-BA participam do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais, no Paraná
Durante o evento, foi apresentado o projeto do 1º Encontro com os Coletivos: Vozes da Sociedade em Destaque, que será realizado pela Corregedoria do TRE-BA no dia 10 de abril, em Porto Seguro

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Maurício Kertzman Szporer, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Márcia Lopes, e a chefe da Seção de Regularização de Situação de Eleitor, Dumara Carneiro, representaram o TRE-BA no 55° Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais (CCORELB). O evento foi realizado de 26 a 29 de março, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Confira aqui as fotos do 55º CCORELB
Projeto “Vozes da Sociedade em Destaque”
No segundo dia do evento, sexta-feira (28), a secretária da CRE/BA, Márcia Lopes, apresentou o projeto do 1º Encontro com os Coletivos: Vozes da Sociedade em Destaque, programado para ocorrer em 10 de abril, em Porto Seguro. A audiência pública tem como objetivos reunir sugestões de diversos segmentos da sociedade para aprimorar a prestação dos serviços da Justiça Eleitoral, fortalecer o espírito democrático e participativo, valorizar a cultura local e reforçar a confiança do eleitorado no TRE-BA. Assista aqui ao vídeo da apresentação.
Carta de Foz do Iguaçu
Durante o encontro, o Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil deliberou, por meio da Carta de Foz do Iguaçu, sobre os seguintes pontos:
- Fomentar o intercâmbio de dados de produtividade de magistradas e magistrados, por meio de acordos de cooperação técnica entre os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais de Justiça dos Estados, visando o monitoramento dos processos com excesso de prazo, entre outros.
- Reforçar a segurança nos sistemas de alistamento eleitoral - ELO e Título-Net.
- Promover esforços para garantir o cadastramento e atendimento das comunidades tradicionais do país, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
- Externar preocupação com a carência e saúde mental das magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral, promovendo mecanismos de acolhimento e reconhecimento da força de trabalho nas unidades judiciárias de 1º grau da Justiça Eleitoral.
- Estimular a padronização do fluxo de tramitação dos procedimentos e processos eleitorais.
Sobre o Colégio de Corregedoras e Corregedores Regionais Eleitorais
Fundado em 18 de maio de 2000, no Maranhão, o Colégio de Corregedoras e Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil é uma associação de âmbito nacional, integrada por Desembargadoras e Desembargadores que exercem o cargo de Corregedora ou Corregedor nos Tribunais Regionais Eleitorais do país, além do Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.
Entre seus principais objetivos estão: o aperfeiçoamento e a melhoria da prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral; o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões relacionadas à atividade correicional; o debate de problemas e a proposição de soluções ao Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral; e a integração das Corregedorias Eleitorais em todo o território nacional.
VG, com informações do CCORELB
Pra todos verem: foto oficial das corregedoras e corregedores regionais eleitorais. Ao fundo, banner eletrônico em azul do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil.