Primeira edição da ‘Semana Nacional da Saúde’ contou com participação expressiva do público interno e externo
O evento disponibilizou vários serviços e atividades na área da saúde

A Semana Nacional da Saúde, promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Regional, através da Seção de Atenção à Saúde (Sedas), de 7 a 11 de abril, foi marcada pelo presença de servidores(as), magistrados(as), funcionários(as) terceirizados(as) e o público em geral nas diversas atividades. A iniciativa, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetiva estimular ações regulares de saúde nos setores público e privado em todo o país.
Desde o dia 31 de março, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tem disponibilizado doses da vacina contra gripe ao público interno do Regional, intensificando-se o programa de vacinação durante a Semana Nacional da Saúde. Foram 475 pessoas vacinadas de 7 a 11/4, entre servidores ativos e inativos, funcionários requisitados, terceirizados, estagiários e demais colaboradores do Eleitoral baiano.
Em uma parceria entre o TRE-BA e a Vitalmed, empresa há 30 anos no mercado, referência no atendimento pré-hospitalar em casos de urgência/emergência, foram oferecidas aferição de pressão arterial, medição de glicemia e exame de bioimpedância. Cidadãs e cidadãos que compareceram à Central de Atendimento ao Público do Eleitoral, de 7 a 9 de abril, puderam usufruir dos serviços proporcionados gratuitamente pela Vitalmed.
“Optamos por efetuar essa prestação de serviço na CAP para facilitar o acesso ao público externo, mas os servidores do TRE também desfrutaram dos mesmos serviços ao longo da Semana Nacional da Saúde”, esclareceu Aline Couto Reis, chefe da Sedas. Durante o período, foram realizados cerca de 200 atendimentos pela Vitalmed, segundo dados contabilizados por Míriam Benevides, funcionária da empresa há 15 anos.
Uma das ações exclusivamente voltadas para o público interno foi a palestra on-line sobre ‘Saúde Mental’, ministrada pelo psicólogo Anderson Agulhari Bahia, pós graduado em neurociências e gestão em saúde pública. Dentre os aspectos abordados, destacou-se a importância da qualidade do sono diário (sono restaurador), atividade física regular, cultivo de relações interpessoais “reais” (em contraposição às relações virtuais) e de tempos de pausa e relaxamento para a manutenção de boas condições de saúde física e mental.
Duas campanhas ainda foram lançadas durante a Semana Nacional da Saúde: ‘Páscoa Solidária’, com arrecadação de mantimentos em favor do ‘Lar Vida’, instituição de amparo a pessoas com deficiência; e ações de incentivo, junto aos servidores e demais funcionários, para doação aos bancos de sangue da capital, que contou com o apoio da Seção de Transporte do TRE-BA, na condução dos colaboradores até o Hemoba, instituição que gerencia a política de doação de sangue no estado.
A Secretária de Gestão de Pessoas do Regional, Glória Santana Tourinho, faz um balanço da iniciativa. “Tivemos a intenção de proporcionar informação e serviços de saúde, tanto ao público do Tribunal, quanto ao externo, na Semana Nacional da Saúde. Essa primeira edição do evento foi uma experiência que nos rendeu aprendizados, consolidação de condutas bem sucedidas e sinalização do que pode ser ajustado. Mesmo dentro de limites, todos podemos cumprir nosso papel social fomentando mais qualidade de vida”, pondera.
DS
Pra todos verem: grupo de pessoas sendo atendido por dupla de agentes de saúde.