Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam de palestra e simulação de eleição em Salvador

Ação da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia incentiva a reflexão sobre democracia e cidadania nas escolas municipais

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam de palestra e simulação de eleição e...

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Alfredo Amorim e Santa Bárbara, em Salvador, participaram no dia 26 de março de 2025 de uma atividade educativa promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA).  A ação contou com uma palestra e uma simulação de eleição, com o objetivo de promover reflexões sobre democracia de cidadania. 

A atividade foi conduzida pelos servidores da Seção de Programas Institucionais (Sepri), Ludmilla Santana e Silas Santana. Durante o encontro, os(as) estudantes puderam interagir com os palestrantes, tirar dúvidas e vivenciar, de forma prática, como funciona o processo eleitoral. A coordenadora municipal da EJA, Mércia Cristina Machado, ressaltou a importância da iniciativa: “Falar sobre democracia e cidadania na EJA é proporcionar oportunidades de acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em sociedade. Por mais atividades como essas”. 

Professores(as) e diretores(as) das unidades também elogiaram a iniciativa, reconhecendo o valor do projeto para a educação pública da capital baiana e o estímulo à participação cidadã. 

Projeto pode ser ampliado

De acordo com o servidor Silas Santana, a iniciativa não é inédita. Em anos anteriores, iniciativas semelhantes foram desenvolvidas em escolas da capital e do interior do estado, como em Senhor do Bonfim, Camaçari e Candeias. 

Embora os projetos “Eleitor do Futuro” e “Partiu Mudar” tenham como foco estudantes do ensino fundamental e médio, respectivamente, a demanda por ações voltadas ao público da EJA motivou a ampliação do público-alvo. 

Silas ainda destaca que a EJE/BA pretende continuar expandindo a proposta, levando debates sobre cidadania e democracia a um número cada vez maior de escolas em diferentes regiões da Bahia.

Como solicitar a ação

Escolas interessadas em receber a atividade educativa podem entrar em contato com a EJE/BA pelo e-mail eje@tre-ba.jus.br, informando a demanda para alinhamento de datas e logística.

Confira as fotos da visita

Para todos verem: Palestrante fala com alunos em ambiente escolar, durante ação educativa sobre cidadania promovida pela EJE/BA.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido