TRE-BA promove bate-papo sobre acessibilidade e inclusão
Encontro celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com foco no capacitismo eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na última quarta-feira (25), um bate-papo sobre acessibilidade e inclusão com Adriana Viana, advogada e especialista em Direito Público, Direito Médico e Saúde. A iniciativa é da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Assinc).
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o encontro abordou a eliminação de barreiras atitudinais e o capacitismo, com especial atenção ao capacitismo eleitoral. Durante a conversa, a advogada destacou a importância do conhecimento como ferramenta essencial no combate ao capacitismo, ressaltando a necessidade de educação e conscientização da sociedade em prol dos direitos das pessoas com deficiência.
Para Milla Xavier, assessora da ASSINC, o encontro representou um momento valioso de aprendizado e reflexão para promover uma sociedade mais justa e igualitária. “É essencial que a sociedade, como um todo, trabalhe para criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos. Não deve haver espaço para o capacitismo,” pontuou Milla.
Adriana Viana trouxe uma perspectiva jurídica prática sobre os desafios e avanços no campo da inclusão, fomentando um diálogo profundo e produtivo entre os participantes.
Confira a entrevista completa aqui
Sobre a convidada
Adriana Viana Vieira de Paula é advogada graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e especialista em Direito Público pela Unopar. Também é especialista em Direito Médico e da Saúde pela Escola Superior de Advocacia e preside a Comissão da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Direito Médico de Itapetininga, São Paulo.
Pra Todos Verem: na imagem, duas mulheres conversam frente a frente em um estúdio de podcast, ao fundo um telão com a logomarca das Eleições 2024.