Série “TRE-BA Responde” mostra como é feita a Geração Mídias
Nova temporada trabalhará com temas ligados às Eleições Municipais 2024, em novo formato, com especialistas entrevistados
Em novo formato, a série “TRE-BA Responde" retorna para mais uma temporada, com entrevistas de servidores especialistas em temas eleitorais. O primeiro episódio da nova etapa explica o procedimento de geração de mídias das urnas eletrônicas, que começa nesta quarta-feira (18/09). Clique aqui para assistir.
O primeiro entrevistado da temporada é o chefe de cartório da 3ª Zona Eleitoral, Paulo Rocha, que explicou o que são as mídias, os diferentes tipos e suas funções, além das fases seguintes após a geração de mídias.
Os próximos episódios do tira-dúvidas do TRE-BA, ainda, discutirão assuntos como inseminação e lacração das urnas eletrônicas, a diferença entre voto majoritário e proporcional, voto sem biometria e outros tópicos voltados ao pleito deste ano.
Geração de mídias
O procedimento consiste em armazenar em mídias eletrônicas os softwares da urna, nome, número e foto dos candidatos às Eleições Municipais 2024, bem como a relação de eleitores e eleitoras por seção eleitoral. Após o procedimento, as mídias ficam reservadas até o dia da cerimônia de preparação das urnas, realizada entre os dias 23/9 e 3/10. Na Bahia, a Justiça Eleitoral utilizará 39.765 urnas eletrônicas. Dessas, 5.543 serão utilizadas em Salvador.
Todas as zonas eleitorais do estado devem realizar a atividade até o dia 20 de setembro. Confira aqui o cronograma completo da geração de mídias na Bahia, bem como o endereço e telefone de todas as zonas eleitorais do estado (clique aqui).
Pra todos verem: marca da série TRE-BA Responde, com o nome do episódio “Geração de Mídias”, com as marcas da Voz da Democracia e TRE-BA. Ao fundo, a mídia de carga sendo segurada por Paulo Rocha e uma urna eletrônica ao lado.