Faltam 8 dias: urnas eletrônicas acessíveis garantem o voto de eleitoras e eleitores com deficiência
Urnas são equipadas com assistente de áudio humanizado, teclas em braille e tradução em Libras
Na Bahia, mais de 76 mil eleitores têm algum tipo de deficiência, sendo 14 mil com deficiência visual e 8,7 mil com deficiência auditiva. Além da prioridade na fila, essas eleitoras e eleitores terão recursos acessíveis nas urnas eletrônicas. Confira:
Sintetizador de voz
Destinado a pessoas com deficiência visual, o sintetizador de voz, disponível em todos os modelos de urnas, contará pela primeira vez com uma voz humanizada. Chamada “Letícia”, essa voz guiará os eleitoras e eleitores, informando o cargo em votação, os números digitados e o nome da candidatura escolhida. A eleitora ou eleitor que não tenha comunicado sua condição à Justiça Eleitoral e necessitar desse recurso deverá informar à mesa receptora, que fornecerá um fone de ouvido descartável. Fones pessoais não serão aceitos pela Justiça Eleitoral.
Teclas em braille
As urnas também possuem teclas em alto-relevo com o alfabeto em braille, além dos botões "Confirma", "Corrige" e "Branco", permitindo que as pessoas reconheçam facilmente as teclas durante a votação. É garantido o uso de instrumentos mecânicos para assinatura e efetivação do voto.
Intérpretes de Libras
Eleitores com deficiência auditiva terão tradução dos nomes dos cargos em votação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), exibida no canto inferior direito da tela das urnas eletrônicas.
Pra todos verem:ilustração de celular com tela de alarme com a mensagem 'Faltam 8 dias para as eleições 2024' acompanhado por uma ampulheta sob um fundo roxo.