TRE-BA prestigia cerimônia em homenagem a Ruy Barbosa
Presidente do TRE baiano, desembargador Abelardo da Matta, esteve presente ao evento
Na manhã desta terça-feira (5/11), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, participou da cerimônia que celebrou os 175 anos de nascimento do político e jurista baiano Ruy Barbosa. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por meio da Comissão de Memória, contou com a exibição do filme “A voz de Ruy – o arquiteto da república”.
O dia 5 de novembro é marcado pelo aniversário de Ruy Barbosa de Oliveira, que se destacou como jornalista, jurista, advogado e escritor. O presidente do TRE baiano, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, esteve presente no evento e destacou a importância de celebrar o legado de um dos maiores escritores brasileiro da história. “É essencial valorizar a história de Ruy Barbosa. Um evento como este, que reúne estudiosos e pesquisadores sobre sua trajetória, mantém vivo o legado e as contribuições do escritor baiano”, destacou o presidente do TRE-BA.
A Mesa de Honra foi composta pela presidente do Poder Judiciário baiano, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o presidente da Comissão de Memória e do Fórum Permanente de Memória, desembargador Cássio Miranda, o diretor da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior; e o Ouvidor Judicial, desembargador Lidivaldo Reaiche Brito.
Programação
A solenidade foi aberta pela Orquestra Sinfônica Neojiba, Núcleo Bairro da Paz, com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e Dois de Julho (da Bahia), além da apresentação da cantora Allana Weissritz. Durante a cerimônia, houve também palestras e a entrega da “Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa” ao professor Thomas Bacellar. Emocionado, Bacellar expressou sua gratidão ao ser agraciado com a honraria. “Quero dizer que agradeço por esta comenda. Ela é muito grandiosa e vai além da minha desvalia”.
Ainda pela manhã, o público assistiu à palestra do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior. “Estudei muito Ruy Barbosa. Para mim, falar sobre ele aqui, na terra dele, é uma honra”, destacou.
Às 15h, os participantes do evento realizaram uma visita ao Fórum Ruy Barbosa, onde se encontra a cripta com os restos mortais de Ruy e sua esposa, Maria Augusta, no subsolo do prédio.
Sobre o filme
O filme “A voz de Ruy – o arquiteto da república”, com duração de 1h30min, foi dirigido por Belisário Franca e produzido pela DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A obra estreou no Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, em fevereiro deste ano.
PS, com informações do TJ-BA
Pra todos verem: Printscreen da transmissão do evento pelo YouTube do TJ-BA. Na imagem, a mesa de honra formada durante o evento em homenagem a Ruy Barbosa.