Projeto estratégico de comunicação integrada tem etapas concluídas
Proposta visa aprimorar a comunicação administrativa no Regional
O Projeto de Comunicação Integrada do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia é uma iniciativa que faz parte do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2021-2026. Gerenciado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), em parceria com a Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o projeto foi concebido com o objetivo de melhorar os fluxos de comunicação entre as unidades do TRE-BA.
A proposta buscou o aprimoramento da comunicação administrativa integrada, por meio de ações como: maior conhecimento dos processos de trabalho e dos serviços prestados; compartilhamento dos prazos fixados e eventos programados; ampliação dos canais de comunicação; e instituição de ferramentas de trabalho colaborativas, entre outras.
As etapas do projeto foram concluídas progressivamente, resultando em comunicações mais transparentes e sistêmicas junto ao público interno (por intermédio de diversos canais), melhorias nos fluxos de comunicação do Tribunal e maior alinhamento entre as unidades. De acordo com levantamento da SPL, o Projeto de Comunicação Integrada foi o primeiro a ser finalizado no ciclo do Planejamento Estratégico 2021-2026 do TRE-BA.
Principais entregas do projeto
O trabalho teve início com uma campanha de esclarecimento direcionada ao público interno, destacando a importância da comunicação administrativa. A partir disso, diversas ações foram sendo realizadas:
- Informativos “Você Sabia?” e “Conheça o que Faço”: o “Você Sabia?” divulga informações práticas sobre atividades dos setores do Tribunal, como serviços de informática ou legislação de pessoal, muitas vezes desconhecidos pelos servidores. Já a série em vídeo “Conheça o que Faço” traz entrevistas com os gestores, apresentando as principais atribuições e inovações desenvolvidas pelas unidades e comissões.
- Agenda Institucional: outra entrega que merece destaque é a implantação da “Agenda Institucional”, ferramenta que viabiliza a divulgação de eventos, reuniões, compromissos programados, além do compartilhamento, em tempo real, do calendário de prazos fixados para as unidades da Secretaria do Tribunal e Zonas Eleitorais.
- Workshops e tecnologia colaborativa: foi proposta a criação de workshop sobre ferramentas de trabalho colaborativas e a contratação da plataforma Google Workspace, com o objetivo de incentivar o uso de tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade em trabalhos de equipe.
- Espaço “O TRE-BA Quer Ouvir Você": criado para facilitar o contato entre servidores e unidades, inclui um questionário para coleta de sugestões e opiniões. Os temas abordados ou propostos pelos servidores(as) também foram usados para a elaboração do informativo “Você Comunica”.
DS
Pra todos verem: foto desfocada de equipe de trabalho reunida, entre homens e mulheres. Sobre algumas pessoas, balões de diálogo de várias cores sugerindo interação.