Juízas Eleitorais do TRE-BA participam de evento sobre direitos da população em situação de rua
Encontro Nacional PopRua-Jud: Atuando em Rede pelos Direitos das Pessoas em Situação de Rua aconteceu nos dia 25 e 26 de novembro, em São Paulo; presidente do STF e do CNJ esteve presente
As juízas Márcia Gottschald e Verônica Ramiro, respectivamente da 13ª e da 7ª zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) representaram o Órgão, nos dias 25 e 26 de novembro,do Primeiro Encontro Nacional PopRua-Jud: Atuando em Rede pelos Direitos das Pessoas em Situação de Rua.
O evento aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e contou com a presença do ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - além de diversas outras autoridades - que debateram o papel do Poder Judiciário no enfrentamento à grave situação vivida pela população em situação de rua.
Segundo o ministro Barroso, as causas do problema são múltiplas e interligadas: pobreza extrema, conflitos familiares, ausência de políticas públicas para egressos do sistema prisional, e questões de saúde mental. Destacou que mais da metade das pessoas em situação de rua são egressas do sistema prisional, muitas vezes marginalizadas e sem qualquer qualificação para sua reintegração social. Soma-se a isso o racismo estrutural, que se reflete no fato de que mais de 70% dessa população é composta por pessoas pretas ou pardas.
O ministro também pontuou o protagonismo conferido ao Judiciário pela Constituição Federal, que não só organiza o Estado e os poderes, mas também assegura direitos fundamentais, como moradia, saúde e dignidade humana. “Todo direito deve ser interpretado à luz da Constituição e de seus valores objetivos”, afirmou Barroso, reforçando que o Judiciário deve atuar, sobretudo, onde as maiorias políticas falham em garantir os direitos fundamentais.
No encontro foi destacada a urgência da adoção de esforços conjuntos e interinstitucionais para enfrentar causas estruturais como pobreza, exclusão social, e racismo. Na oportunidade foram debatidos também tópicos como a atuação do Poder Judiciário em litígios estruturais, a exemplo das desocupações urbanas, e a realização de mutirões para a regularização de direitos, concessão de benefícios e atendimentos sociais e de saúde das pessoas em situação de rua.
As juízas eleitorais Márcia Gottschald e Verônica Ramiro, reafirmaram seu compromisso com a causa, destacando que esforços interinstitucionais são fundamentais para mudar essa realidade. As magistradas pontuaram a relevância da temática registrando que o olhar humanista e inclusivo para erradicar essa situação de vulnerabilidade extrema deve ser compromisso de toda sociedade brasileira e ações intersetoriais são urgentes.
Leia mais:
Justiça tem compromisso constitucional com população em situação de rua, diz Barroso
Prêmio PopRuaJud prestigia articulação em rede para atender população em situação de rua
VG, com informações do CNJ
Pra todos verem: Montagem de três fotografias: duas mulheres lado a lado, mesa com participantes do evento e banner