Cuidado com a saúde mental marca palestra do TRE-BA em alusão ao Novembro Azul
Evento abordou a relação da saúde mental com a prevenção e o tratamento do câncer de próstata
Durante o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu o bate-papo temático “Regulação Emocional - Novembro Azul”. O evento, realizado na terça-feira (26/11) na Sala de Sessões do Órgão, teve como objetivo ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental, explorando sua relação com a prevenção e o tratamento do câncer de próstata. A palestra contou com a participação das psicoterapeutas Sônia Matos e Rafaela Matos, que compartilharam conhecimentos sobre o tema.
Realizado por meio da Seção de Atenção à Saúde (Sedas), o encontro contou com a participação de 63 pessoas, entre presenciais e on-line. Mesmo voltado para a saúde do homem, a palestra foi aberta também para o público feminino.
Para a chefe da Sedas, Aline Reis, o foco foi proporcionar um momento de reflexão e cuidado com a mente. “As pessoas precisam lidar com o tema do câncer de próstata. Esse evento busca abordar o assunto de uma forma mais leve. O foco é conscientizar e amenizar as preocupações, além de trazer para o ambiente de trabalho os cuidados com a saúde”, afirmou.
A psicoterapeuta Rafaela Matos reforçou que a iniciativa do TRE-BA é “louvável”, pois “a saúde mental está atrelada a todo momento da vida. É um momento mais que oportuno para tratar da saúde mental”.
Regulação emocional
Entre os temas abordados pelas psicoterapeutas e instrutoras de mindfulness, Sônia Matos e Rafaela Matos, o foco principal foi a regulação emocional, acompanhada de uma abordagem sobre as práticas de mindfulness e atenção plena. Elas também discutiram os fatores que podem desregular as emoções e apresentaram estratégias para prevenir esses desequilíbrios emocionais.
A regulação emocional tem um impacto importante na prevenção e no tratamento contra o câncer de próstata, como destacou Sônia Matos: “A gente oferece ferramentas para quando você percebe que está desregulado emocionalmente. O corpo tem interferência nas emoções e vice-versa. É um trabalho multidisciplinar”.
O técnico em refrigeração e colaborador da Manutenção do TRE-BA, Ivan Nunes, afirmou que o momento de pausa para a reflexão foi importante para ficar mais atento com a saúde. “O estresse é algo normal, mas precisamos observar e controlar os níveis emocionais. Foi muito gratificante participar deste evento”.
PS
Pra todos verem: público presente em um auditório, atento à palestra em andamento.