EJE/BA realiza curso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Primeira aula do curso "Formação Política de Lideranças Femininas em Espaço de Poder" é realizado no TRE-BA; Capacitação conta com emissão de certificado.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), deu início nesta sexta-feira (08/3), ao curso "Formação Política de Lideranças Femininas em Espaço de Poder", realizado na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A abertura do evento foi conduzida por Janiere Portela, servidora do TRE-BA, mestra pela UFBA e dirigente do Sindjufe-BA, que expressou seu reconhecimento e gratidão pela presença de todas as mulheres. Em sua apresentação, Janiere destacou a importância histórica deste período para a conquista dos direitos políticos das mulheres, incluindo o direito de votar, de se candidatar e o combate à violência política de gênero. Ela ressaltou que “não foi uma conquista fácil. Passamos por várias dificuldades todos os dias para alcançarmos esses espaços. Infelizmente quando fazemos um recorte de gênero e raça, a desigualdade ainda é maior”.
Logo após, Lígia Sá, servidora do TRE-CE, participou de forma síncrona, abordando a transversalidade e interseccionalidade de gênero, raça e classe, destacando a grande desigualdade presente nos espaços de poder, tanto na esfera pública quanto na privada. Fernanda Portela, servidora do TRE-BA e mestra pela UFBA, complementou a discussão apresentando estatísticas do Poder Judiciário, revelando que 54,6% dos servidores são mulheres, mas apenas 40,1% são magistradas. Este número também é menor em cargos de chefia.
Fernanda aproveitou a oportunidade para explorar caminhos para a valorização e ocupação desses espaços, destacando a necessidade das instituições estudarem seus ambientes para mudar esses cenários, analisando onde o machismo reproduzido na sociedade se reflete nos espaços de poder, e aplicando políticas interseccionais de gênero para promover a equidade.
O evento também foi transmitido pela plataforma Zoom, contando com uma significativa participação online. O curso continuará nos próximos dias em outras sedes do Poder Judiciário, além de permanecer acessível online. No dia 20 de março, na Justiça Federal, às 15h, e no dia 22, no TRT5 Comércio, às 9h. Para concluir a formação, em 26 de março, a aula será transmitida ao vivo pela TV Sindjufe-BA no Youtube. Os certificados serão emitidos após as aulas, e poderão ser válidos para o Adicional de Qualificação.
Pra Cego Ver: Imagem da sala de sessões do TRE-BA, mostra várias pessoas sentadas olhando para uma televisão em que está sendo apresentado o curso "Formação Política de Lideranças Femininas em Espaço de Poder".