Palestra debate situações práticas que caracterizam assédio
Foram discutidos ainda métodos de identificação, procedimentos e formas de acolhimento e enfrentamento dessas situações
A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do TRE-BA teve sua abertura nesta segunda-feira (27) com a palestra "Situações Práticas que Caracterizam Assédio", ministrada por Heverton Fernandes, servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O evento, realizado via Zoom, faz parte das ações das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual nos 1º e 2º graus de jurisdição.
Durante a palestra, Heverton Fernandes abordou situações práticas do dia a dia que podem caracterizar assédio moral, assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho. Ele destacou a importância de observar ações que fogem à regra da boa convivência, seja presencialmente ou virtualmente. "É necessário estar vigilante em relação a ações que promovem desqualificação, sobrecarga, abuso de autoridade, discriminação específica por alguma característica pessoal e assédio sexual, pois essas atitudes adoecem o ambiente de trabalho e as vítimas dessas violências".
Além disso, foram discutidos métodos de identificação, procedimentos e formas de acolhimento e enfrentamento dessas situações, bem como suas implicações e consequências no âmbito da Administração Pública e nas relações interpessoais e organizacionais.
Para aqueles que não conseguiram assistir à palestra ao vivo, o conteúdo será disponibilizado na página da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Desempenho de Servidores (EFAS).
Pra todos verem: mosaico de fotos dos participantes da palestra