Zonas eleitorais do interior ganham reforço de servidores para as Eleições 2024
31 zonas receberão apoio para as atividades logísticas relativas às Eleições Municipais 2024
A partir do mês de agosto, 31 zonas eleitorais (ZEs) do interior do estado receberão reforço de pessoal da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para apoio nas atividades das Eleições Municipais 2024. A equipe é composta por 33 servidores que foram treinados sobre os procedimentos pertinentes ao pleito deste ano.
Além dessas zonas, 5 polos de urnas também receberão ajuda presencial, são eles: Paulo Afonso, Conceição do Coité, Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Camaçari. Outras zonas terão apoio remoto prestado pela equipe da SPR/COJUR, que ajudará na elaboração de minutas de despachos, decisões e impulsionamento dos processos.
Como será o suporte
O grupo destacado para o trabalho temporário em algumas zonas no interior vai apoiar, conforme o caso, na convocação e treinamento de mesários e colaboradores, preparação de locais de votação, utilização dos sistemas eleitorais, orientação na definição de pontos de transmissão remota, preparação das urnas eletrônicas; auxílio ao cartório no impulsionamento dos processos de registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas; preparação de materiais para as eleições; distribuição e recolhimento de urnas e demais materiais das eleições.
Segundo a Secretária de Planejamento, Estratégia, Inovação e de Eleições, Luciana Bichara Dantas, o apoio extra de pessoal capacitado auxiliará os cartórios no processo eleitoral e contribuirá para o êxito das Eleições 2024 na Bahia. “Durante as eleições municipais, os trabalhos ficam ainda mais intensos nos cartórios eleitorais, por isso este apoio será um importante suporte no encaminhamento das eleições nas localidades sob jurisdição das zonas contempladas", esclareceu.
O treinamento
No período de 17 a 19 de julho, servidores e servidoras do Regional receberam treinamento conduzido pelas Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Planejamento, Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) acerca dos procedimentos eleitorais, cronograma de ações planejadas para o pleito em outubro e as novidades da legislação e tecnológica.
O Presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta Neto, compareceu ao treinamento para agradecer a disponibilidade dos colegas em viajar durante o processo eleitoral, “ficando longe de suas casas e famílias por um tempo”, desejando-lhes sucesso e reafirmando “a confiança do Tribunal no trabalho que será desenvolvido em cada uma dessas localidades”, asseverou.
Confira a lista das zonas eleitorais do interior que receberão apoio presencial da capital:
43ª ZE - Castro Alves
58ª ZE - Ituaçu
61ª ZE - Coribe
66ª ZE - Casa Nova
68ª ZE - Xique-xique
72ª ZE - Santa Maria da Vitória
77ª ZE - Barra
84ª ZE - Paulo Afonso (c/ polo de urnas)
91ª ZE - Macarani
96ª ZE - Mairi
98ª ZE - Cotegipe
101ª ZE - Livramento de Nossa Senhora
109ª ZE - Mutuípe
113ª ZE - Riacho de Santana
119ª ZE - Andaraí
124ª ZE - Correntina
125ª ZE - Carinhanha
128ª ZE - São Sebastião do Passé
130ª ZE - Coração de Maria
132ª ZE - Conceição do Coité (c/ polo de urnas)
134ª ZE - Ubatã
138ª ZE - Itarantim
149ª ZE - Itiúba
168ª ZE - Igaporã
173ª ZE - Ibotirama
174ª ZE - Canarana
175ª ZE - Palmas de Monte Alto
190ª ZE - Serra Dourada
182ª ZE - Riachão das Neves
193ª ZE - Iaçu
198ª ZE - Uruçuca
Pra todos verem:grupo de servidores e servidoras do TRE-BA, alguns sentados outros de pé, numa sala de treinamento com mesas enfileiradas lado a lado.