Sexta Cultural: Escola Judiciária promove palestra sobre participação feminina na política
Encontro ocorrerá no dia 2 de agosto, das 9h às 11h, na modalidade EAD, com transmissão pelo Zoom
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), em parceria com a Comissão de Participação Feminina e a Ouvidoria da Mulher do TRE-BA, promoverá mais uma edição do projeto Sexta Cultural, cujo tema será a participação feminina na política. O encontro ocorrerá no dia 2 de agosto, das 9h às 11h, na modalidade EAD, com transmissão pelo Zoom.
A palestra abordará a importância da participação feminina na política, a prevenção e repressão à violência política contra a mulher e a fraude às cotas de gênero nos mecanismos de fortalecimento da participação feminina.
A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas na página da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia até o dia do evento ou no link a seguir: https://eje.tre-ba.jus.br/enrol/index.php?id=237.
O evento será conduzido pelo diretor da EJE/BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho, com a participação da desembargadora Nágila Brito; da deputada estadual Fabíola Mansur; da juíza da 1ª Vara de Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes de Salvador, Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; e da doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thaíze de Carvalho.
Conheça as palestrantes:
Desembargadora Nágila Brito
Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da Faculdade de Direito da UCSAL, presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, presidente da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TJBA, presidente do Fórum Permanente de Violência contra a Mulher e membro titular da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça da Bahia.
Deputada Estadual Fabíola Mansur
Médica cirurgiã oftalmologista, deputada estadual e procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Foi eleita destaque parlamentar pela imprensa baiana por quatro vezes (2017, 2019, 2022 e 2023).
Juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer
Juíza da 1ª Vara de Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes de Salvador, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio de Janeiro) e doutora em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Ex-diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia e ex-membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Professora Thaíze de Carvalho
Advogada criminal, doutora e mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), vice-presidente do Instituto Baiano de Direito Processual Penal, professora efetiva de processo penal da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da UFBA, e membro do Fórum Permanente de Combate às Violências contra a Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia.
Pra todos verem: Ilustração com um fundo branco onde aparece as informações ‘Participação Feminina na política”