#PartiuMudar: Projeto da EJE-BA instrui jovens do IEGG de Feira de Santana que vão votar pela primeira vez
Esta iniciativa integrou uma série de eventos promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), ao longo da semana, na cidade
Nesta quinta-feira, 25 de julho, o projeto “#PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio” realizou atividades educativas sobre cidadania com os alunos de 11 turmas do ensino médio (entre 2º e 3º anos) do Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães (IEGG), localizado no município de Feira de Santana.
Virgínia Lima de Oliveira Bisco, vice-diretora do IEGG, expressou sua satisfação com a presença do projeto na instituição: "Hoje é um momento muito importante porque muitos de nossos alunos do 3º ano irão votar pela primeira vez nesta eleição de 2024. Ter contato com a urna, compreender seu funcionamento e entender que a eleição não se resume ao dia da votação são experiências significativas. Além disso, é fundamental refletir sobre nossa democracia e o papel crucial do voto na construção da democracia pela qual tanto lutamos”.
Segundo a chefe da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) do TRE-BA, Ludmila Rocha, o projeto de interiorização da Escola Judiciária Eleitoral visa promover ações nas escolas, focadas nos programas institucionais de educação para a cidadania, democracia e voto consciente. Ludmila celebrou: "O projeto realizado hoje no IEGG foi uma experiência excelente; o nível de consciência e comprometimento dos alunos é notável."
Eleição simulada
Durante a capacitação realizada nos períodos matutino e vespertino, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo eleitoral através de palestras e de uma simulação de votação, na qual puderam usar as urnas eletrônicas, verificar a zerésima (relatório emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato) e conferir o boletim de urna, que compila os resultados da votação.
Impacto do projeto
Vinícius de Jesus Lacerda, 17 anos, do 3º ano, que participou da votação simulada como candidato, disse que fazer parte de atividades como essa é algo transformador: "Foi uma experiência nova para mim. Nunca tinha participado de algo assim, estou muito feliz por ter vivenciado isso", comentou.
Claúdio Soares Silva, de 17 anos, compreendeu a importância do voto consciente. "Votar foi mais fácil do que eu imaginava. Não tinha ideia de como funcionava toda a operação”. Já Kalini Novas, também com 17 anos, destacou a importância do Projeto #PartiuMudar ao trazer o debate sobre esses temas para as escolas. "Prepara-nos para lições que muitas vezes não são ensinadas em casa." Durante a votação simulada, Kalini destacou, ainda, a importância de se promover a inclusão social nas escolas.
HS
Pra todos verem: grupo de estudantes numa sala de aula, parte de pé, parte sentada, junto a servidores do TRE-BA e funcionárias do IEGG, reunidos para uma foto geral.