Funcionários terceirizados do TRE-BA recebem capacitação sobre prevenção ao assédio

A palestra foi assistida por 374 colaboradores e fez parte de uma série de ações realizadas pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e do Assédio Sexual nos 1º e 2º graus de jurisdição

Funcionários terceirizados do TRE-BA recebem capacitação sobre prevenção ao assédio

Trabalhadores terceirizados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participaram, no início de julho, de capacitação sobre o combate ao assédio e à discriminação promovida pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e do Assédio Sexual nos 1º e 2º graus de jurisdição. A palestra foi assistida por 374 dos cerca de 500 colaboradores em atuação no Regional. 

A partir da exposição os participantes puderam se informar sobre quais práticas cotidianas podem representar assédio moral, assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho. Segundo a analista judiciária do Eleitoral baiano e integrante da Comissão de Assédio, Tânia Marques, o objetivo da iniciativa “foi demonstrar a diferença entre exigir que o trabalho seja realizado com eficiência e a imposição de regras e condições de trabalho humilhantes, discriminatórias, constrangedoras ou excludentes”, destacou.

Na ocasião, também foram repassadas aos funcionários formas de identificação, procedimentos de acolhimento e de enfrentamento de tais situações. Tratou-se, ainda, dessas implicações no contexto do serviço público, nas relações interpessoais organizacionais. Para Daiane Favero, designer e colaboradora terceirizada na Assessoria de Comunicação do Tribunal, a palestra foi de suma importância “para que tenhamos o discernimento dessas práticas no ambiente profissional e saibamos como proceder quando a situação nos exigir uma tomada de atitude,” ponderou. 

De acordo com dados fornecidos pela Comissão de Assédio, não foi possível atingir a totalidade dos funcionários terceirizados com a palestra por conta da dificuldade em compatibilizar horários e locais para a transmissão do evento com os turnos de trabalho. “Mesmo assim, ficamos gratificados com as mensagens de agradecimento dos colaboradores que chegaram ao nosso conhecimento, nos incentivando a promover novos encontros e debates”, disse Tânia Marques.

Pra todos verem: ao centro, figuras que remetem a uma tela de computador, câmera e uma mão. No canto superior direito a logomarca do TRE-BA. Ao fundo da imagem, as cores amarela e violeta.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido