Ações de educação cidadã: EJE-BA promove evento em escola rural de Igrapiúna
O projeto Todas as Vozes, voltado para comunidades tradicionais, ocorreu na Escola Casa Familiar Rural do município de Igrapiúna, no baixo-sul do estado, com a participação de 40 estudantes
No contexto das ações de educação para a cidadania realizadas no Sul do estado nesta semana, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE) promoveu, nesta quinta-feira (18/07), mais uma edição do Projeto Todas as Vozes. O evento foi realizado com 40 estudantes da Escola Casa Familiar Rural do município de Igrapiúna, no baixo-sul baiano.
A atividade compreendeu exposições sobre o poder do voto, sistema democrático, esclarecimentos sobre o processo eleitoral e a realização de eleições simuladas com a participação dos jovens. O estudante Caique dos Santos Silva, da Escola Rural, participou da ação e destacou a relevância de estarem inteirados com os temas eleitorais. “É importante essa palestra para que nós, tanto os que já votaram como aqueles que ainda não, tenham essa experiência com a urna. Assim poderemos exercer o nosso direito enquanto cidadão”, afirmou o jovem.
Eleitor do Futuro
No dia 17/7, a EJE-BA também promoveu um evento voltado para estudantes. Dessa vez, os contemplados foram os alunos da Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, quereceberam o projeto Eleitor do Futuro.
Balanço das atividades
Durante as ações nas escolas de Ilhéus, mais de 660 estudantes participaram dos projetos de conscientização sobre o processo eleitoral da EJE-BA. Além das citadas, aEscola Modelo e a Escola Estadual Nelson Schaum receberam, na terça-feira (16), atividades do projeto #Partiu Mudar.
Servidora da Seção de Projetos Institucionais da EJE-BA, Ludimila Rocha afirma que ao educar para a cidadania, a Escola Judiciária cumpre a missão de promover reflexão e conscientizar o jovem da importância da participação política. “Isso vai além do voto. Vale para que cada estudante compreenda que é agente de mudança na família, na comunidade e na sociedade a que pertence. A semana de ações em Ilhéus foi exitosa e repleta de boas experiências”, declarou.
Leia mais:
Projeto “#PartiuMudar”, da EJE-BA, chega para estudantes da cidade de Ilhéus
Pra todos verem: na foto dezenas de jovens lado a lado, em pé e agachados, vestem uma farda verde. Aparecem também na imagem dois homens adultos, um vestido de verde e o outro de branco. Figura também uma urna eletrônica e um banner.