Presidente do TRE-BA, Roberto Frank, apresenta projetos à Corte Eleitoral baiana
TRE-BA Virtual e o sistema Filômetro foram apresentados à Corte Eleitoral baiana, durante sessão plenária de julgamento, realizada na manhã desta quarta-feira (31)
A sessão plenária de julgamento realizada na manhã desta quarta-feira (31/1) foi marcada pela apresentação de dois novos projetos à Corte Eleitoral baiana: o TRE-BA Virtual e o sistema Filômetro. Este último será implementado nas Eleições Municipais de 2024, proporcionando uma experiência eleitoral mais fluida e eficiente.
Ambos os projetos foram idealizados durante a gestão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, que encerra seu biênio à frente da Justiça Eleitoral baiana nesta quarta (31).
Ao finalizar a sessão, o presidente do TRE-BA conduziu a exposição dos projetos, expressou gratidão pela colaboração dos envolvidos e destacou a importância da implementação desses sistemas para a Justiça Eleitoral baiana. Segundo Maynard, “as iniciativas do TRE-BA Virtual e do Filômetro, sistema pioneiro deste Regional, representam avanços significativos na modernização e transparência dos serviços eleitorais".
Vale ressaltar que as ferramentas foram previamente apresentadas aos presidentes dos TREs durante o 83º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em novembro de 2023, em Recife.
Sobre os projetos
O TRE-BA Virtual é uma plataforma inovadora que viabiliza visitas virtuais às instalações do Tribunal. Por meio dessa ferramenta, os usuários podem explorar o Centro de Memória, que abriga o museu do Tribunal, e o Centro de Apoio Técnico (CAT), onde estão armazenadas mais de 20 mil urnas eletrônicas. Além disso, é possível realizar uma imersão em uma seção eleitoral virtual, explorando cada detalhe e até mesmo interagindo com o ambiente.
Já o Filômetro, ferramenta desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e Eleições (SPL) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), tem como propósito permitir que eleitores consultem o tempo estimado de espera nas seções eleitorais e nos atendimentos itinerantes. O sistema visa a proporcionar conforto aos eleitores no dia das eleições e resolver com celeridade possíveis ocorrências que possam afetar o andamento da votação.
Pra cego ver: na foto aparecem 10 pessoas, homens e mulheres, na sala de sessões de julgamento do TRE-BA. O local contém mesa, notebooks, televisão, cadeiras e microfones.
AK