Presidente do TRE-BA despede-se do Coptrel em posse do novo gestor em Belo Horizonte
Desembargador Roberto Maynard Frank passou o comando do Coptrel para o presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Boccalini, nesta segunda-feira (29)
Com uma gestão pautada pela valorização da tecnologia e pelo fortalecimento dos laços entre os Regionais Eleitorais, o desembargador Roberto Maynard Frank despediu-se da presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em solenidade realizada nesta segunda-feira (29/1), em Belo Horizonte, na sede do TRE-MG. Na ocasião, o desembargador Octavio Augusto Boccalini (TRE-MG) tomou posse como o novo presidente do Coptrel.
Assista a cerimônia na íntegra
Em seu discurso de despedida, o desembargador Roberto Frank expressou gratidão pela recepção em Minas Gerais e ressaltou que "fortalecer o Colégio de Presidentes significa fortalecer a própria Justiça Eleitoral". Ele destacou ainda que a missão da Justiça Eleitoral é "assegurar a equidade e transparência nas eleições, contribuindo para a consolidação da vontade popular e a legitimidade dos representantes escolhidos".
O desembargador Roberto Maynard Frank desejou sucesso ao novo presidente do Coptrel, Octavio Augusto Boccalini, assegurando-lhe o apoio irrestrito do Colegiado. "Tenho certeza e confiança de que o desembargador Octavio será um grande líder. Além de sua inquestionável competência, faço votos para que sua gestão seja produtiva e desejo muito sucesso em sua jornada à frente dessa nobre missão", complementou.
O presidente recém-empossado do Coptrel, desembargador Octavio Augusto Boccalini, reafirmou seu compromisso com a efetividade da Justiça Eleitoral, celebrando o Estado Democrático de Direito, a liberdade e a Democracia. "Meu compromisso é com a investidura da jurisdição eleitoral, uma ideia transmitida pelo exemplo profissional do desembargador Roberto Frank em sua presidência neste Colégio. A Justiça Eleitoral é guardiã constitucional da vontade popular e a Democracia é cultura”, pontuou.
Na oportunidade, o presidente do TRE-BA foi homenageado pelo presidente do Regional mineiro com uma placa, em reconhecimento pelo seu trabalho à frente do Coptrel.
Inteligência Artificial
O uso da inteligência artificial foi um tema recorrente nos Encontros do Coptrel realizados durante a gestão do desembargador Roberto Frank. Em seu discurso, o presidente do TRE-BA enfatizou que essa inovação tem o potencial de revolucionar a condução das operações, tornando-as mais ágeis e precisas. Ele mencionou a adesão dos tribunais ao uso da inteligência artificial, especialmente ao sistema Janus, desenvolvido pelo TRE-BA, e que já foi implantado nos 23 TREs.
Nova gestão Coptrel
Com a nova gestão do Coptrel, o desembargador Octavio Augusto Boccalini assume a liderança, tendo como vice-presidente a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão (TRE-PB), até que o desembargador Raimundo Nonato, presidente do TRE-CE, assuma a vice-presidência. A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (TRE-MT) ocupará a função de secretária do Coptrel.