Janus: 1º Encontro da Comunidade chega ao fim com participação de 23 TREs

Aproximadamente 90 servidores da área judiciária e de tecnologia da informação participaram do evento, sediado pelo TRE-BA, em duas turmas

TRE-BA- 1 Encontro Comunidade Janus - Turma 2

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) finalizou, nesta quarta-feira (24/1), o 1º Encontro da Comunidade Janus. A ferramenta é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Sob a condução do assessor de inteligência artificial da STI e desenvolvedor da ferramenta, Marcus Machado, o Janus foi implantado nos 23 TREs, que foram divididos em duas turmas, contando com o apoio da equipe da Secretaria Judiciária do 1º grau de Jurisdição. 

O encerramento da atividade foi conduzido pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), André Cavalcante. Ele destacou a importância da união dos Regionais Eleitorais neste momento de implantação do Janus nos outros tribunais. “O Janus é de todos nós. Ele vai crescer muito mais agora com a adesão de outros TREs. É a maior inovação colaborativa da Justiça Eleitoral”, celebrou André.

A adesão de outros Regionais também era um desejo da secretária da Presidência e Judiciária do TRE-MG, Adriana Mafra. Ela comentou que o Encontro “superou as expectativas” e que a ideia é expandir a utilização do Janus. “Estamos muito satisfeitos com a surpresa de já sair daqui com ele rodando no nosso sistema. Vamos buscar usar agora não apenas para as Eleições, mas também para as rotinas internas”, complementou.

TRE-BA- 1 Encontro Comunidade Janus - Turma 1

Sobre o Janus

Desenvolvido pelo TRE-BA por iniciativa do presidente do Regional, desembargador Roberto Maynard Frank, o Sistema Janus utiliza robôs para executar tarefas repetitivas e inteligência artificial para a classificação e sugestão de sentenças,  o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral. 

Para a secretária Judiciária do 1º Grau, Hercília Barros, o projeto deve evoluir cada vez mais. “Temos que pensar no bem de todos. O Encontro gerou muitos ganhos, como uma lista de possíveis melhorias. E agora, além da Bahia, são vários TREs pensando em inteligência artificial, em novas rotinas de automação para o Janus, para além das Eleições Municipais”, pontuou Hercília.

Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-CE, Leandro Taddeo, a troca com os demais Tribunais proporcionou “tanta coisa que a ideia agora é contribuir com o desenvolvimento de novas rotinas”. “O objetivo é se tornar um sistema de uso para o dia a dia, testar novas operações e validar novos sistemas”, disse.

História

Implantado pelo TRE baiano em junho de 2021, o Janus contribuiu para o aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. Nas Eleições Gerais de 2022, 68,8% dos requerimentos de registro de candidaturas, autuados no PJe, foram agilizados pela ferramenta. Para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-BA visa a aprimorar ainda mais o sistema para analisar os cerca de 45 mil requerimentos de registro de candidaturas, além de processar os 45 mil casos de Prestação de Contas Eleitorais previstos para este ano.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido