Promoção de equidade: TRE-BA passará a seguir o Protocolo para Julgamentos com Perspectiva Racial

Iniciativa foi instituída pelo CNJ e orienta todo o Poder Judiciário brasileiro a tomar decisões reconhecendo a influência das questões raciais

TRE-BA-protocolo julgamento perspectiva racial

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) passará a seguir o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A adoção do protocolo no Poder Judiciário brasileiro é estabelecida pela Resolução de n° 598, de 22 de novembro de 2024

O objetivo é garantir que os julgamentos considerem as particularidades históricas e sociais relacionadas às questões raciais, promovendo decisões que respeitem e levem e consideração os direitos fundamentais de grupos sujeitos à discriminação racial.

Diretrizes de implementação

Entre as ações previstas estão: cursos de formação para magistradas e magistrados sobre direitos humanos, gênero, raça e etnia, em parceria com as escolas judiciárias, além da disponibilização do documento ao público interno e externo dos tribunais, garantindo transparência.

Sobre o Protocolo

O Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolvido com a contribuição de magistrados(as) e especialistas no tema. O documento também destaca a necessidade de considerar as interseccionalidades entre raça e outros fatores como gênero, sexualidade, idade, deficiência, orientação religiosa e origem.

Inspirado em decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o protocolo foi elaborado com base em contribuições de entidades, acadêmicos e outros especialistas. Ele promove o combate ao racismo estrutural e institucional, além de outras formas de discriminação, reforçando o compromisso do Judiciário com a inclusão.

Acesse o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial

FS, com informações do CNJ.

Pra todos verem: em destaque, diversos punhos cerrados. No canto inferior direito, a imagem de um martelo de juiz. O fundo apresenta tons de amarelo e azul, simbolizando diversidade e justiça.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido