TRE-BA atinge pela terceira vez consecutiva nível de excelência no iGovTIC-JUD
Levantamento, criado pelo CNJ, serve para avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC)
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) atingiu - pela terceira vez consecutiva - nível de excelência no resultado geral do índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD). Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o levantamento serve para avaliar a maturidade dos órgãos do Poder Judiciário na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Nesta última edição do resultado geral do índice, o Eleitoral baiano alcançou a nota 93,81 (nota máxima é 100), demonstrando, assim, uma constante evolução do TRE-BA no nível de maturidade em governança e gestão de TIC. Alcançando a 14ª posição na classificação geral do país, dentre os 94 Tribunais avaliados.
No resultado do ranking por porte (médio), o Regional alcançou a 4ª posição na classificação por órgãos judiciários de mesmo porte, dentre os 31 (trinta e um) Tribunais avaliados. Já no resultado do ranking por segmento e Órgão, o TRE baiano alcançou a 3ª posição na classificação por Tribunais Regionais Eleitorais, dentre os 27 (vinte e sete) avaliados.
O levantamento aborda temas essenciais distribuídos em dois domínios: Governança e Gestão de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC. Entre os temas avaliados estão Transformação Digital, Atendimento e Suporte ao Usuário, e Sistemas de Informação. No domínio de Governança e Gestão, a pontuação alcançada em 2023 foi de 90,50, uma evolução quando comparada à pontuação de 87,85 registrada no ano anterior. No que tange ao Gerenciamento de Serviços de TIC, a pontuação deste ano foi de 86,00, enquanto que, em 2022, foi observado o resultado de 87,50.
Sobre oiGovTIC-JUD
O levantamento estabelecido pela Resolução CNJ n.º 370/2021, que define a realização do iGovTIC-JUD como parte da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) até 2026, busca avaliar a maturidade em TIC dos órgãos, tendo como foco promover governança ágil e transformação digital no Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras. O iGovTIC-JUD 2023 destaca não apenas a maturidade tecnológica crescente do Poder Judiciário, mas também a interação mais eficaz entre as áreas de TIC e as de negócio dos órgãos.
Cabe destacar que o resultado do iGovTIC-JUD é um dos critérios de pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade. De acordo com os dados mais recentes, dos 94 tribunais e conselhos participantes, pelo menos 49 atingiram o nível de Excelência, um aumento significativo em comparação aos 37 do ano anterior. Este é o oitavo ano de existência do resultado geral do Índice.
Pra Cego Ver: No card está escrito “TRE-BA atinge nível de excelência pela terceira vez”, ao fundo do card, há uma imagem desfocada de um homem de terno segurando um celular.