Desafios para as pessoas com deficiência e como combater o capacitismo é tema de roda de conversa

Evento foi parte da programação do Setembro Verde e contou com a participação da presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF), Silvanete Brandão

Desafios para as pessoas com deficiência e como combater o capacitismo é tema de roda de conversa

Para marcar a passagem do Setembro Verde, campanha que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito ao direito da pessoa com deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na quarta-feira (27/9), uma roda de conversa sobre acessibilidade e inclusão. O evento contou com a participação da presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Silvanete Brandão. 

A ação, realizada de modo virtual, resultou de iniciativa da Seção de Atenção à Saúde (Sedas) e da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (Assinc). A mediação ficou por conta das servidoras Josely Bastos (Sedas) e Milla Xavier (Assinc), que deram as boas-vindas ao encontro. 

Ao iniciar o bate-papo, a assessora da Assinc, Milla Xavier, lembrou sobre o 21 de setembro, definido como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência por meio da  Lei nº 11.133/2005. “O que representou um marco para a pessoa com deficiência, principalmente por ser um movimento nacional. Apesar das conquistas já alcançadas, precisamos de mais políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, de modo a garantir mais autonomia para nós. É também momento de lembrar nossas lutas e progressos, que não são nada fáceis, mas também que não são impossíveis”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão. 

A roda de conversa abordou ainda questões sobre o capacitismo, que é também uma forma de discriminação. “Só a partir da mudança de cultura que começaremos a ter uma abordagem significativa sobre esse tipo de prática", refletiu a servidora Josely. Para ela, eventos do tipo servem também para “começarmos a ser multiplicadores de ações que combatam a postura preconceituosa que hierarquiza pessoas de acordo com seus corpos. Podemos começar a plantar isso dentro de nossas casas, trabalho e meios sociais. De grão em grão, de pouquinho em pouquinho. Nada vai surgir do dia pra noite. Trabalhar a conscientização da inclusão da pessoa com deficiência deixa meu coração bem esperançoso de que teremos dias melhores. Não só dentro do TRE, mas na sociedade como um todo”, completou.  

Silvanete Brandão agradeceu a oportunidade de debater o tema com servidores do Eleitoral baiano. “Que sorte a minha encontrar pessoas como vocês. Perceber que a Justiça Eleitoral baiana está de portas abertas para esta causa da pessoa com deficiência e de fazer acontecer a acessibilidade dentro de um órgão público. Parabenizo a todas e todos os envolvidos por este lindo e maravilhoso trabalho”, agradeceu.    

Ao encerrar o evento, Mila Xavier reafirmou o objetivo de fomentar a cultura e a política de acessibilidade e inclusão. “A nossa avaliação é de que tivemos uma resposta muito positiva, com participação de servidores de diversas unidades, e conseguimos passar a mensagem de que acessibilidade não é gentileza, é um direito de todas e todos que precisam. É um dever nosso enquanto sociedade, enquanto órgão, oferecer em todas dimensões”, disse.    

Sobre a Abadef

A Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef) foi fundada em 02 de setembro de 1981 com o objetivo de atuar na promoção dos direitos das pessoas com deficiência física. A Abadef é reconhecida no Estado da Bahia como uma das maiores associações em atuação pela consolidação das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências Físicas. 

Pra Cego Ver: print de tela do zoom com a palestrante e as servidoras do TRE-BA.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido