TRE-BA apresenta o sistema Janus na 7ª edição do Expojud
O programa de Inteligência Artificial do Regional Baiano é apresentado no principal congresso de tecnologia, inovação e Direito para o ecossistema de Justiça
Uma comitiva de servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participa da 7ª edição do Expojud, evento que apresenta as principais iniciativas de tecnologia e inovação da Justiça. O congresso está sendo realizado em Brasília entre os dias 24 e 25 de outubro. A equipe do Regional Baiano expõe o Sistema Janus, uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs.
São mais de 130 expositores no congresso, 53 deles órgãos do judiciário. No segmento da Justiça Eleitoral, apenas o TRE-BA, TRE-MA, TRE-RS e TRE-SP estão expondo. O evento também apresentará uma experiência de palestras inovadoras com um palco 360.
Dentre os palestrantes confirmados, estão Dante Freitas e Renan Hannouche, cofundadores da G.Zero, uma empresa líder em consultoria de inovação e transformação digital. Ambos têm vasta experiência em ajudar organizações a navegar pelo cenário de constante evolução da tecnologia e trarão para abertura do ExpoJud uma palestra inédita.
O evento contará ainda com a presença de ministros e outros membros e servidores da Justiça que são referência nas áreas de tecnologia e inovação. A diversidade e profundidade da experiência dos palestrantes promete oferecer aos participantes insights valiosos e perspectivas únicas sobre os desafios e oportunidades que a aceleração digital apresenta para o setor da Justiça.
O desembargador eleitoral José Batista compareceu ao evento representando o presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank. A comitiva do Regional é composta ainda por Thais Habib, Secretária-Geral da Presidência; Hercília Boaventura Barros, titular da Secretaria Judiciária de 1º Grau (SJR); André Cavalcante, titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI); Márcio Freitas, da Assessoria de Inteligência Artificial (Asin), e Denise Matos, da Assessoria Administrativa da Presidência (Assad).
Sobre o Sistema Janus
Desenvolvido pelo TRE-BA por iniciativa do presidente do Regional, desembargador Roberto Maynard Frank, o Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Na prática, os bots são usados para executar tarefas repetitivas, o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral.
Desde junho de 2021, quando foi implantado pelo TRE baiano, o Janus vem colaborando com aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. A utilização da ferramenta já reflete no aumento dos indicadores de produtividade e na maior agilidade na entrega da prestação jurisdicional aos cidadãos.
Nas Eleições Gerais 2022, 68,8% dos requerimentos de registro de candidaturas, autuados no PJe, foram minutados pela ferramenta. Para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-BA pretende aprimorar o sistema para analisar os cerca de 45 mil requerimentos de registro de candidaturas esperados para o pleito. O Janus deverá atuar ainda nos outros 45 mil processos de Prestação de Contas Eleitorais que deverão ser gerados em razão da votação do próximo ano.
Pra Cego Ver: Cinco pessoas posam para foto, dois homens e três mulheres, diante de um estande com uma cesta com fitinhas do Senhor do Bonfim e ao fundo um banner com a imagem de um robô e o nome Janus. Também há uma televisão no estande.
Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia