Eleições 2024: TRE-BA acompanha abertura do Ciclo de Transparência
Evento foi realizado em Brasília e marcou a abertura do código-fonte da urna; também nesta sexta (4/10), o presidente do TSE reuniu representantes dos TREs para discutir o próximo pleito

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) - representado pelo desembargador eleitoral substituto Danilo Costa Luiz - participou, nesta quarta-feira (4/10), da cerimônia de abertura do “Ciclo de Transparência - Eleições 2024”. O evento, realizado em Brasília, marcou a abertura do código-fonte da urna eletrônica e foi conduzido pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Morais. Na comitiva do TRE baiano estavam ainda a secretária-geral da Presidência, Thais Habib, e o secretário de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), Victor Xavier.
“Temos, a partir do início desse ciclo, a reafirmação de que o Tribunal Superior Eleitoral está sempre aberto a todos aqueles que queiram auxiliar, todos aqueles que queiram fiscalizar, todos aqueles que queiram melhorar a forma como nós exercemos a democracia. Com absoluta certeza de que, em 2024, teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição com total tranquilidade e transparência para que possamos solidificar cada vez mais a nossa democracia”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes.
Durante o evento, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, apresentou as etapas e mecanismos de auditoria e segurança do sistema eleitoral, incluindo a abertura do código-fonte da urna e as ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação. O código-fonte ficará disponível em tempo integral em uma sala de vidro no subsolo do TSE até a fase de lacração dos sistemas, que ocorre nas vésperas do pleito.
Reuniões
Após o evento, o ministro Alexandre de Moraes reuniu representantes de todos os TREs do país para discutir as Eleições Municipais de 2024. Participaram também as ministras Cármen Lúcia e Edilene Lobo, o ministro Ramos Tavares, o corregedor Benedito Gonçalves e o secretário-geral da Presidência, José Levi.
Paralelamente, ocorreu um encontro entre os diretores-gerais dos TREs, tendo sido o TRE baiano representado pelo secretário da SPL, Victor Xavier. Na ocasião - que serviu também para a apresentação do novo diretor-geral do TSE, Rogério Galloro - foram debatidos diversos temas de interesse dos Regionais, a exemplo do balanço das eleições dos conselhos tutelares, realizadas no último domingo (1º/10), e detalhes para a realização do pleito municipal de 2024.
Ascom TRE-BA, com informações do TSE.
Pra Cego Ver: Na imagem pessoas sentadas em uma mesa participando de reunião no TSE.