Eleitor do Futuro: EJE/BA inicia atividades do calendário 2023
O Colégio Marízia Maior, em Stella Maris, foi o primeiro deste ano a receber o projeto; instituições interessadas em participar da ação poderão realizar inscrição por meio da página da Escola
A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) deu início às atividades do Projeto Eleitor do Futuro - Calendário 2023. O Colégio Marízia Maior, em Stella Maris, foi o primeiro deste ano a receber a ação. Na ocasião, foi atendida uma média de 240 alunos de turmas do Ensino Fundamental II. As instituições de ensino interessadas em participar do projeto deverão preencher formulário, disponível na página da Escola: eje.tre-ba.jus.br.
De acordo com a EJE/BA, o Projeto Eleitor do Futuro tem como objetivo promover a conscientização política de crianças e adolescentes. Além de buscar plantar a semente do conhecimento acerca de democracia, cidadania, importância do voto e política.
Durante a visita nas escolas, os temas são apresentados de forma lúdica e prática aos jovens. A ação de cidadania inclui uma palestra e uma eleição simulada com utilização de Urna Eletrônica. A proposta é ainda promover o incentivo ao alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 17 anos, por meio da conscientização da importância do exercício do voto.
Inscrições
Conforme a EJE/BA, o projeto é voltado às escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e instituições interessadas em participar da ação ainda poderão realizar inscrição, por meio da página oficial da Escola Judiciária. No site, o usuário deverá - no menu principal – clicar na opção Programas de Cidadania > Eleitor do Futuro e buscar pelo Formulário de Inscrição Ações Institucionais TRE-BA. Além disso, outras informações sobre os projetos de cidadania podem ser solicitadas através do envio de e-mail para eje@tre-ba.jus.br.
Pra cego ver: fotografia com alunos do colégio Marízia Maior de Stella Maris, juntamente com o servidor do TRE-BA; ao lado, está uma cabina de votação para simular eleição com os estudantes, projeção em monitor ao fundo da foto com os dizeres Eleitor do Futuro – Educação Para a Cidadania.