Presidente do TRE-BA prestigia posse de novos ministros do TSE
O desembargador Roberto Frank participou de solenidade que empossou Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como membros efetivos da Corte Superior
O presidente do TRE da Bahia e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Roberto Maynard Frank, prestigiou, nesta terça-feira (30/5), a cerimônia de posse dos advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral. O evento foi realizado na sede do TSE, em Brasília (DF), e contou com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.
Os novos membros passam a ocupar as vagas deixadas pelos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Ambos têm vasta carreira acadêmica e na advocacia. A sessão solene de posse foi conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.
O presidente do TRE baiano e do Coptrel comentou a chegada dos novos membros ao TSE. “Os nobres colegas chegam para somar suas experiências aos esforços da Justiça Eleitoral na missão de defender a democracia e garantir o respeito às regras do processo eleitoral”, afirmou o desembargador Roberto Frank.
Além de Moraes, compuseram a mesa de honra a vice-presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia; os ministros do TSE Nunes Marques, Benedito Gonçalves e Isabel Galloti; a presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Composição do TSE
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – nomeados pelo presidente da República.
O Tribunal Superior Eleitoral é atualmente presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia, ambos do STF, e como Corregedor o ministro Benedito Gonçalves, do STJ.
Ascom TRE-BA; com informações do TSE
Pra Cego Ver: Na foto, um grupo de 13 pessoas usando trajes sociais estão de pé, dentre eles, três mulheres e dez homens; todos estão em frente a mesa da solenidade de posse.