Presidente do TRE-BA participa do X Eneje
Durante o evento, realizado na sede do TSE, em Brasília, o desembargador Roberto Frank, que também é o diretor da EJE/BA, destacou a importância da Escola ao longo dos quase 20 anos de sua existência

O presidente do TRE-BA e diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), desembargador Roberto Maynard Frank, participou, nestas quarta e quinta-feira (10 e 11/5), do X Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (X Eneje). Durante o evento - realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF) - Maynard destacou a atuação da Escola, criada há quase 20 anos.
Segundo ele, as EJEs exercem importante papel para a formação de cidadãos. “Um dos mais relevantes objetivos da Justiça Eleitoral é a disseminação da boa informação, que, para muito além da capacitação, promove a formação de cidadãos, para o pleno exercício da soberania popular, de forma legítima e livre”, destacou o presidente do TRE-BA.
Maynard Frank lembrou ainda que, inicialmente, as EJEs foram criadas para capacitar magistrados e servidores eleitorais, mas, após duas décadas, o rol de atividades ampliou-se, com a inclusão de ações de responsabilidade social e de estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa e à produção científica em matéria eleitoral.
O desembargador liderou comitiva do TRE baiano, que contou ainda com a presença da secretária-geral da Presidência, Thaís Habib; da coordenadora da EJE/BA, Anabel Amorim; da chefe da Seção de Estudos Eleitorais (SESTE), Natália Praia; e da chefe da Seção de Pesquisa e Publicações Acadêmicas (SEPPA), Marta Santiago. No primeiro dia do evento, duas ações da EJE/BA foram premiadas.
Debates
O X Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (X Eneje) teve o objetivo de debater ações para fortalecer o diálogo entre as Escolas Judiciárias, bem como as experiências em favor da cidadania e da formação de magistrados e de servidores da JE. A abertura do evento contou com a participação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, sendo o primeiro dia marcado pela cerimônia de premiação do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), no qual o TRE baiano foi premiado em duas categorias.
O segundo dia do evento foi iniciado com o painel “Capacitação: desafios do processo de ensino-aprendizagem em Direito Eleitoral”. Já o painel de encerramento debateu as “Diretrizes institucionais para projetos de cidadania”. A íntegra do Encontro está disponível no canal do TSE, no YouTube. Clique aqui para conferir.
Ascom TRE-BA; RM
Pra Cego Ver: Foto da plateia no auditório que está de frente para a mesa de honra de abertura do X Eneje. Ao centro da mesa está o presidente do TSE, Alexandre de Morais, sentado juntamente com outras nove autoridades. Entre eles está o presidente do TRE-BA, Roberto Frank. É o segundo da esquerda para a direita.