Vereadores do Parlamento Jovem Salvador são diplomados pelo TRE-BA
Cerimônia de diplomação foi realizada na última sexta (2/6), no plenário da Câmara Municipal de Salvador
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), diplomou, na última sexta-feira (2/6), cerca de 40 estudantes participantes da 1ª edição do projeto Parlamento Jovem Salvador. A solenidade foi realizada no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal da capital baiana. Os adolescentes, provenientes de escolas públicas e particulares, cursam entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio e foram selecionados pela Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis.
A cerimônia de diplomação foi antecedida por sessão ordinária do Parlamento Jovem, que foi conduzida pela estudante Maria Luiza Oliveira. O colega parlamentar Pedro Cunha fez a leitura do expediente. Durante a sessão, os jovens vereadores apresentaram projetos de lei, discursaram e simularam uma sessão legislativa, aprovando matérias sobre diversos temas de interesse da sociedade, como educação, cultura, transporte público e meio ambiente. Os jovens parlamentares foram orientados pelo diretor Legislativo da Câmara, Carlos Cavalcanti Neto, e pela vereadora Marta Rodrigues.
Durante a solenidade, o TRE baiano foi representado pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), Anabel Souza Amorim; pela chefe da Seção de Programas Institucionais (Sepri/EJE), Ludmila Rocha; pela chefe da Seção de Estudos Eleitorais (Seste/EJE), Natália Souza Praia; e pelo servidor, também lotado na EJE/BA, Silas Gomes de Santana.
O Parlamento Jovem proporcionou aos estudantes uma experiência de cidadania e democracia por meio do exercício das funções e trabalhos do Poder Legislativo Municipal. Durante cinco dias, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o processo democrático, participando de atividades presenciais e por videoconferência, no âmbito do Legislativo Municipal.
Projetos Eleitor do Futuro e #PartiuMudar
Além de realizar a diplomação dos Jovens Vereadores, a EJE/BA apresentou aos estudantes, em outras ocasiões, os programas "Eleitor do Futuro" e “#PartiuMudar”, com o objetivo de orientá-los sobre a importância do voto consciente, despertar o exercício da cidadania além do ato de votar. O programa esclareceu dúvidas sobre o processo eleitoral e as funções exercidas pelos candidatos eleitos.
A vereadora Marta Rodrigues, diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, ressaltou a importância de estimular ações que aproximem os jovens da vida política, visando fortalecer a cidadania, garantir direitos e promover o bem-estar social. “Os jovens demonstraram maturidade e conteúdo em suas justificativas representando as demandas da sociedade civil, dos movimentos sociais e daqueles que constroem a nossa cidade. A participação da juventude é fundamental para um futuro mais digno e mais justo socialmente”, declarou.
Ascom TRE-BA; EG.
Pra Cego Ver: Na foto 43 estudantes posam com diplomas, ao fundo vereadoras, vereadores e membros da Escola Judiciária da Bahia compõe mesa de diplomação.