Rodas de conversa esclarecem sobre situações de assédio e discriminação
A iniciativa das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do 1º e 2º graus foi realizada na sede do TRE-BA e nos cartórios de Barreiras e Baianópolis
Trabalhadoras e trabalhadores da Justiça Eleitoral baiana participaram de ação das Comissões de 1º e 2º Graus de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. Rodas de conversa, realizadas nos dias 4 e 5 de maio na sede do Regional para terceirizados e terceirizadas e nos cartórios de Barreiras (5/5) e Baianópolis (6/5), abordaram temas relacionados ao assédio e à discriminação.
O objetivo do bate-papo foi esclarecer sobre os temas de modo a preparar funcionários e funcionárias para enfrentarem situações que possam gerar mal-estar, sofrimento e adoecimento no ambiente de trabalho. Na oportunidade, foram abordados os conceitos que constituem assédio e discriminação que, no dia a dia, nem sempre são fáceis de reconhecer.
Para o Técnico Judiciário Marcelo Conte, membro da comissão de 1º Grau, as conversas foram muito integrativas. “Na ocasião, ouvimos dos participantes relatos de ocorrências passadas no âmbito profissional e também em suas vidas privadas, o que demonstrou o entendimento dos conceitos tratados”, afirmou.
Denúncias de assédio e discriminação podem ser feitas através daOuvidoria do TRE-BA e pelo e-mail das Comissões: comissaoassedio@tre-ba.jus.br .
Semana de combate
No último mês de maio foi realizada a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A iniciativa foi instituída pela Resolução nº 450/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sempre no mês de maio, os tribunais de todo o país realizam iniciativas diversificadas, como rodas de conversa, treinamentos e produção de conteúdos para sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual e à discriminação. O objetivo é promover ambiente laboral digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito dos tribunais.
Na ocasião, foi realizada a palestra virtual “Desafios do Mundo do Trabalho: Assédio Moral e o Bem-Estar no Ambiente Laboral”. O evento marcou o encerramento da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.
Ascom TRE-BA; RM
Pra Cego Ver: Na foto, um grupo com 30 pessoas de pé, composto por homens e mulheres. Entre as pessoas, estão dois servidores e uma servidora do TRE, os quais são membros das comissões de 1º e 2º grau de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação. Os outros são colaboradores terceirizados do TRE-BA.