EJE/BA promove palestra sobre a participação feminina no 2 de Julho
Evento será realizado de modo virtual na sexta-feira (30/6), das 9h às 11h; inscrições estão abertas
A participação política feminina na luta em defesa da soberania brasileira no estado da Bahia em 1823 será tema de palestra, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) em conjunto com a Comissão de Participação Feminina, na sexta-feira (30/6). O evento “Mulheres no 2 de Julho” ocorrerá na modalidade de Ensino a Distância (EAD), das 9h às 11h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de maneira gratuita nosite da Escola.
A palestra é voltada para servidoras e servidores da Justiça Eleitoral; advogadas e advogados; magistradas e magistrados; membros do Ministério Público; estudantes de Direito e Ciências Sociais; e sociedade de maneira geral.
Durante o evento, será debatida a importância da participação política feminina durante os episódios de luta pela libertação da Bahia em face dos portugueses, ocorrida há 200 anos.
A roda de conversa será mediada pelo professor e historiador José Carlos de Souza, e contará com a presença dos pesquisadores estudiosos da temática: Giovanna Trevelin (graduada em História pela UENP, Mestra em História Social pela UEL, membro do Grupo de pesquisa Interdisciplinar Nina Simone); Ricardo Carvalho (Especialista em História da Bahia, Mestre em Educação pela UFBA e apresentador); e Mabel Freitas (Pós doutorada pela USP, Doutora em Difusão em Conhecimento pela UFBA, Pesquisadora de Relações Raciais).
Ascom TRE-BA; MS
Pra Cego Ver: No card do evento, sobre um fundo branco com detalhes em azul e vermelho, estão em destaque os dizeres “Roda de conversa”, “Mulheres no 2 de julho” e “30/06 às 9h”. Na parte superior direita da imagem, próxima aos dizeres, está uma ilustração da bandeira da Bahia recortada no formato do mapa do estado. No canto inferior esquerdo aparece uma ilustração de mulheres de perfis distintos, enquanto no canto inferior direito estão as logomarcas da EJE/BA e TRE-BA, além da inscrição “Comissão de Participação Feminina TRE-BA”.