A JE Mora ao Lado: mesária de Ibotirama (BA) diz que atuar na eleição é ajudar a ter um Brasil mais justo
A baiana Simone Santos atua na função há 20 anos, na sua cidade natal
A mesária Simone Silva Santos, de Ibotirama (BA), afirma que atuar na Justiça Eleitoral, principalmente durante as eleições, é uma forma de “ajudar a ter um Brasil mais justo e de respeitar o direito daqueles que precisam”. A baiana de 45 anos, que nasceu e cresceu na cidade e trabalha na função há 20 anos, diz que tem como objetivo de vida auxiliar as pessoas. Para ela, o ofício voluntário realizado durante o pleito eleitoral é uma das maneiras de “fazer o bem para a sociedade”.
“Todo mundo quer o melhor para seu filho, para seu neto, para a educação, para a saúde, para o estudo. É por isso que pessoas como a gente não acham suficiente só trabalhar para a gente. Como mesário, a gente trabalha porque também está querendo o bem para o próximo”, enfatiza.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.
Eleição
Simone afirma que atuar nas eleições é também um momento de gratidão e de apoio mútuo. “[No dia da votação] sempre tem alguém para te dar um abraço, agradecendo pelo atendimento, e estamos ali para cumprir a lei, respeitando as idades do eleitor, priorizando aqueles que estão mais idosos, por exemplo”, diz a mesária.
Ela ainda faz questão de enaltecer o processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação, afirmando que as eleições são um dia que pode ser muito importante para melhorar a vida de muitas pessoas. “Vejo que estamos mudando para melhor, com uma forma de trabalhar diferente. Em cada ano que passa, inclusive, a tecnologia vem mudando, e isso ajuda, e fica mais tranquila a eleição, com uma votação mais rápida e mais segura”, ressalta.
Série Mesários
Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.
TP/LC, DB
Pra cego ver: no lado direito da imagem, em fundo azul, o mapa da Bahia sinalizando o município de Ibotirama, e, do lado esquerdo, foto de mulher parda, cabelos negros e lisos, trajando roupa preta.