Centro de Memória do TRE-BA reabre suas portas
Espaço foi reaberto ao público nesta quinta-feira (27/7)
O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) voltou a funcionar nesta quinta-feira (27/7), desta vez no Anexo II, após uma breve interrupção das atividades devido às reformas no Edifício Sede do Regional baiano, onde estava instalado anteriormente. O Memorial busca preservar e apresentar a história da Justiça Eleitoral na Bahia e está aberto ao público externo.
Composto por dois espaços distintos, o primeiro espaço é destinado à exposição fixa de documentos e objetos históricos, permitindo que visitantes e pesquisadores tenham acesso a registros que retratam a evolução do sistema eleitoral na Bahia. Já o segundo espaço, apresenta o antigo gabinete da Presidência do TRE-BA, com todo o mobiliário utilizado a partir da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945. Outro destaque do Centro de Memória é o toten interativo que leva o visitante a um tour virtual, detalhando os componentes e os sistemas da urna eletrônica, além de explicar o seu funcionamento.
O Memorial, que foi redimensionado por meio da Resolução Administrativa 08/2012, integra a Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (SEBLIM), da Coordenadoria de Gestão da Informação, Documentação e Memória (COGED). O Centro de Memória existe desde 1998, coincidindo com a inauguração da sede do Tribunal.
Ascom TRE-BA; EG.
Pra Cego Ver: Imagem do interior do Centro de Memória do TRE-BA onde aparecem uma toga e móveis antigos de madeira e uma poltrona em couro de cor preta.
Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia