TRE-BA ganha iluminação especial em campanha de combate à hanseníase
Prédios do Tribunal estampam iluminação na cor roxa durante os meses de janeiro a fevereiro
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iluminou as fachadas dos prédios sede e Anexo II, na cor roxa, em adesão à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iluminação deve permanecer até 28 de fevereiro.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce, além de desmistificar alguns tabus a respeito da doença que é causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
Entre os sintomas mais comuns, os pacientes apresentam manchas pelo corpo, alteração ou perda da sensibilidade ao calor e ao frio, dor, fraqueza muscular e comprometimento da visão. Em casos mais graves, a moléstia pode atingir os nervos e afetar os movimentos. De acordo com a SBD, a hanseníase não é transmissível quando o paciente recebe tratamento precoce, que é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dados
Mais de 25 mil registros da doença foram detectados no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Desses casos, ainda segundo a SBD, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte concentram quase 85% dos casos. Com esses números, o país ocupa a vice-liderança entre as nações com maior número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia.
Mesmo com esses dados alarmantes no país, nos últimos dois anos, segundo informações divulgadas pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o registro de novos casos da doença despencou de 27.864, em 2019, para 15.155 notificações, em 2021.
KO, com informações da SDB
Pra cego ver: Fachada da sede do TRE-BA, em Salvador, com iluminação roxa em adesão à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase