Encontro de Comunicação: continuidade no combate à desinformação está entre as prioridades da JE
Abertura do encontro foi realizada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes; TRE-BA é representado pela assessora de Comunicação Daniele Silva
Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país estão em Brasília para debater os desafios da área para os próximos anos, em especial no que se refere a preparação para as Eleições 2024 e o combate à desinformação. A assessora de Comunicação do TRE baiano, Daniele Silva, participa do evento, que segue até esta sexta-feira (17/2), na sede do TSE, em Brasília.
A abertura do II Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral foi realizada nesta quarta (15/2) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. “Minha prioridade este ano é aprimorar o combate à desinformação para entregar para a próxima gestão da Justiça Eleitoral uma situação mais regulamentada”, afirmou. Durante os três dias de programação, os assessores vão discutir estratégias para tornar a comunicação com a sociedade cada vez mais eficiente.
Uma das frentes de atuação informada pelo presidente do TSE é no sentido de buscar regulamentação junto ao Congresso Nacional para que, a partir das próximas eleições, não seja necessário atuar contra a desinformação dependendo apenas de resoluções do Tribunal. Moraes também informou que, em breve, vai se reunir com os representantes de todas as plataformas e redes sociais para ampliar e consolidar parcerias no sentido de facilitar esse combate às notícias falsas.
Mesas de discussão
A secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira, apresentou dados de 2022 referentes à comunicação institucional. Ela explicou que as ações foram desenvolvidas dentro de iniciativas que fortalecem a democracia, educam, combatem a desinformação, valorizam a Justiça Eleitoral, representam, ativam emoções positivas, incluem, esclarecem e explicam.
Em seguida, ela destacou a presença da JE em diversas plataformas como uma forma de interagir com públicos de diversas idades em linguagem apropriada. A JE publicou conteúdos em redes como Twitter, Kwai, TikTok, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, WhatsApp e até o Tinder e IFood. “Estamos nessas plataformas levando informação de qualidade”, explicou Giselly.
A presença digital surtiu efeito. Em relação a 2018, em 2022, o número de jovens aptos a votar aumentou em 51,13%. O comparecimento desse público foi de 52,3% no primeiro turno.
Às vésperas das Eleições 2022, cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já haviam ativado o aplicativo e-Título. Somente em 2022, foram registradas mais de 13 milhões de ativações. O app e-Título chegou a ser um dos mais baixados nas lojas Android e iOS.
Planejamento
A secretária de Comunicação, juntamente com os coordenadores de Imprensa do TSE, Laura Gracindo; de Mídias e Web, Fábia Galvão; e de Rádio e TV, Inorbel Maranhão compuseram a mesa para apresentar aos assessores de comunicação dos TREs as ações previstas para este ano.
Todas as atividades serão realizadas dentro de cinco eixos principais: fortalecimento da Justiça Eleitoral; comunicação Interna; enfrentamento da desinformação, educação midiática e capacitação; comunicação institucional e melhorias de processos.
Pra Cego Ver: Na foto possui vários homens e mulheres em pé, numa sala com fundo marrom e piso vermelho.
Com informações do TSE