TRE-BA participa do 7º Fórum Nacional das Corregedorias
O evento reuniu corregedores de todo o Brasil para debater as metas e diretrizes estratégicas das Corregedorias dos Tribunais.
A Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE/BA) participou do 7º Fórum Nacional das Corregedorias (FONACOR), realizado nesta quinta-feira (24/8) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O evento reuniu órgãos correcionais de diversos segmentos da Justiça para alinhar suas atuações conforme as diretrizes e normativos emitidos pelo Conselho e pela Corregedoria Nacional.
Representaram o Regional baiano o vice-presidente e corregedor, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; Maria do Socorro Gouveia, secretária da Corregedoria Eleitoral da Bahia; e Mirella Cunha, coordenadora de Assuntos Jurídicos e Correcionais.
O objetivo do evento foi apresentar um balanço do cumprimento das metas e diretrizes estabelecidas para 2022, destacar a atuação da atual gestão da Corregedoria Nacional, bem como oferecer um panorama parcial das metas e diretrizes definidas para 2023. Além disso, o evento teve como propósito a construção colaborativa da Estratégia Nacional das Corregedorias para 2024.
A sétima edição do fórum abordou também o novo fluxo da atividade disciplinar, bem como o Provimento 147/2023, que lida com todas as formas de violência contra a mulher. Outro ponto em pauta foi o provimento referente às ações de execução fiscal. Além disso, juízes e juízas auxiliares da Corregedoria Nacional apresentaram iniciativas que promovem o desenvolvimento social e a garantia de direitos, dentro das atribuições das corregedorias.
Na área tecnológica, houve um painel sobre o papel da Corregedoria Nacional de Justiça em relação ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos, que viabiliza a operação dos cartórios digitais. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas eletrônicas administradas pela Corregedoria para o acompanhamento de políticas judiciárias, incluindo painéis sobre litigância predatória e o uso de Inteligência Artificial em ações previdenciárias.
Sobre o Fonacor
De acordo com o Provimento n. 80, de 4 de dezembro de 2018, o Fórum Nacional das Corregedorias – Fonacor foi estabelecido de forma permanente para realizar estudos e propor medidas para elaboração e execução de iniciativas, ações e metas, no âmbito do Poder Judiciário, nas áreas de atribuições das Corregedorias.
Ascom TRE-BA; com informações do Conselho Nacional de Justiça.
Pra Cego Ver: Na foto um homem entre duas mulheres, todos de pele clara e em trajes sociais, posando ao lado de um cartaz escrito “FONACOR - 7º Fórum Nacional das Corregedorias”